Seis dos vereadores aprovaram proposta do Executivo com aval a novo empréstimo (ItapiraNews)
publicidade

A Câmara Municipal de Itapira aprovou na sessão da última quinta-feira (28) um PL (Projeto de Lei) que autoriza a Prefeitura a efetivar mais um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

Na prática, os vereadores deram o aval para que o prefeito Toninho Bellini (PSD) contrate a operação de crédito na ordem de R$ 30 milhões junto ao Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

O prazo de carência é de 24 meses e de amortização de 96 meses, portanto o prazo total é de 120 meses (10 anos), com juros previstos de 135% (CDI) o que vai resultar em juros totais entre 14% e 16% ao ano, equivalente a 1,34% ao mês.

O texto foi aprovado com o voto de seis vereadores: André Siqueira (PSL), Carlos Briza (PP), Fábio Galvão dos Santos (PSD), Luan Rostirolla (PSDB), Maísa Fernandes (PSD) e Mino Nicolai (PSL).

César e Carlinhos não estavam presentes na sessão de votação, Briza e Faustinho votaram pela aprovação (ItapiraNews)

O vereador Leandro Sartori (Psol) votou contra e os vereadores César da Farmácia (PSD) e Carlinhos Sartori (PSDB) não estavam presentes na sessão. A presidente Beth Manoel (PSDB) só votaria em caso de empate.

“Esse investimento irá possibilitar a realização de várias obras que atendem a diferentes demandas da população e permitir a melhoria dos serviços prestados aos nossos cidadãos”, disse Bellini após a aprovação.

Em 2019, então na gestão do prefeito José Natalino Paganini (PSDB), a Prefeitura também fez um empréstimo de R$ 30 milhões via Finisa sob a justificativa da necessidade de investimentos em várias áreas – medida bastante criticada pela oposição, na época.

Neste novo empréstimo feito por Bellini, a Prefeitura também afirma que dinheiro será utilizado para investimentos em obras, aquisições de equipamentos e melhorias em diversos setores. Em especial, a administração destaca a construção de um Centro de Hemodiálise e de nova unidade do CAIS (Centro de Atendimento Integral à Saúde).

Além disso, também estão previstas melhorias nos quartos de internação do Hospital Municipal com aquisição de poltronas, ar-condicionado e televisores, construção de nova Estação de Captação de Água, bem como obras de pavimentação, recapeamento, e iluminação pública.

Também haverá investimentos na construção de pontes e rotatórias, reforma e revitalizaçã de prédios públicos, entre eles o Paço Municipal, a Estação Rodoviária e a Concha Acústica, e construção e implantação de novas academias ao ar livre, além de obras de saneamento básico.

Por fim, com parte do valor emprestado, a Prefeitura também pretende adquirir novos veículos para compor a frota pública municipa, incluindo motos, caminhões, máquinas e equipamentos.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui