O Congresso Nacional elegeu seus novos líderes para o próximo biênio.
Na quarta-feira (1), em uma votação recorde, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados com 464 votos.
Já o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado, derrotando os demais candidatos na segunda reunião preparatória do dia.
Arthur Lira está em seu quarto mandato e foi o candidato a deputado federal mais votado de Alagoas nas eleições do ano passado. O parlamentar afirmou que, entre as prioridades de sua gestão, está a aprovação da reforma tributária.
Lira afirmou que buscará manter contato com o Poder Executivo sem qualquer relação de subordinação, mas sim um pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas, “a partir da escuta cuidadosa de opiniões e sugestões de nossas comissões”.
Já Pacheco venceu por 49 votos contra 32. Não houve votos em branco. O resultado não trouxe grandes surpresas em relação às estimativas prévias. Pacheco tinha apoio da maioria dos partidos da Casa, inclusive o PT, MDB e seu partido, o PSD, duas das maiores bancadas. Do outro lado, Marinho tinha apoio do PL.
Há cerca de uma semana, esperava-se uma vitória do senador do PSD por 55 votos, uma margem bem maior do que a obtida.