Primeira sessão marca eleição da Presidência e demais cargos da Mesa (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Primeira sessão marca eleição da Presidência e demais cargos da Mesa (Arquivo)
Primeira sessão marca eleição da Presidência e demais cargos da Mesa (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui

A Câmara Municipal abriga na manhã deste domingo, dia 1º de janeiro, a solenidade de posse dos 10 vereadores eleitos em outubro, além do prefeito reeleito José Natalino Paganini (PSDB) e do vice-prefeito eleito Firmino Sanches Filho (PR).

A cerimônia começa às 10h00 e é aberta ao público. Na ocasião, os eleitos deverão prestar o compromisso regimental, sendo empossados em seus respectivos cargos eletivos. Na mesma ocasião, será instalada a 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Itapira, que terá suas sessões entre 2017 e 2020.

Ato contínuo, será aberta a primeira sessão extraordinária da Legislatura, que concentrará a eleição da Mesa Diretora para biênio 2017/2018. A composição é formada por quatro cargos: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Secretários.

Segundo apurado pela reportagem, o grupo situacionista – que segue com a maior bancada no Legislativo – deverá concentrar os postulantes ao cargo principal da Mesa, bem como aos auxiliares da Presidência. Ao menos três dos governistas demonstram interesse em comandar o Legislativo nos próximos dois anos: o atual líder do governo, Maurício Cassimiro de Lima (PSDB) e seus colegas Carlos Alberto Sartori (PSDB) – que já presidiu a Câmara entre 2013 e 2014 – e Beth Manoel (PSDB), campeã de votos em outubro passado nas eleições para o Parlamento local.

Outra opção pode ser Luan Rostirolla (PRB). Até os últimos dias, o nome de Lima era o mais cotado para assumir a dianteira. Contudo, até a manhã desta sexta-feira (30), ainda não havia definições em torno de um só nome. O grupo situacionista pretendia se reunir para fechar com um dos possíveis candidatos ao trono. Outro palpite dos bastidores deu conta de que a bancada oposicionista poderia direcionar seus votos para Beth Manoel em troca de algum cargo da Mesa. A eleição para a Mesa Diretora é feita a partir de votação nominal e aberta, vencendo os candidatos que tiverem a maioria simples dos votos. Em caso de empate, o Regimento Interno da Câmara Municipal prevê realização de nova votação e, caso persista a igualdade, vencerá o concorrente mais votado nas eleições.