Câmara adquire canecas de porcelana para substituir copos plásticos (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Câmara Municipal de Itapira resolveu substituir os copos plásticos utilizados diariamente pelos servidores por canecas individuais, confeccionadas em porcelana e personalizadas com o brasão do Poder Legislativo.

A campanha interna batizada de ‘Adote Uma Caneca’ visa contribuir com práticas sustentáveis, estimulando o consumo consciente e reduzindo os gastos públicos.

Segundo divulgado pela assessoria da Câmara, pesquisas apontam que a utilização de apenas uma caneca evita o uso de 700 copos descartáveis a cada ano. A ação interna atinge 14 servidores e se estende ainda aos 10 vereadores da Casa.

“A campanha é a primeira ação da campanha de sustentabilidade que prevê uma série de realizações na Câmara com o intuito de otimizar recursos e preservar o meio ambiente, entre elas a redução do uso de papel, a adoção de medidas de reciclagem e diminuição no consumo de energia elétrica e água”,  comenta o presidente Luan Rostirolla (PRB).

O Legislativo defende ainda que a substituição traz benefícios à saúde, citando os riscos provocados por substâncias cancerígenas que são eliminadas pelo plástico em contato com bebidas quentes, como o café.

“Essa informação, somada ao fato de que o plástico não é um material biodegradável e leva cerca de 200 anos para se decompor, motivou os servidores a trocar os copos descartáveis pelas canecas de porcelana”, acrescenta nota emitida pela Casa.

A reportagem solicitou à Câmara o valor investido na confecção das canecas, bem como a estimativa de economia com a redução do uso de copos plásticos, e aguarda a resposta.