Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Uma caminhada pelas ruas da área central de Itapira abrirá a programação do Outubro Rosa na cidade. O evento acontece neste sábado (7), com organização da Associação Pétalas de Rosa – Unidas por Laços de Solidariedade. Durante o percurso entre a Praça Bernardino de Campos e o Parque Juca Mulato, os participantes serão acompanhados pela Banda Lira Itapirense.

A campanha lembrada mundialmente tem por objetivo conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama. O início da caminhada ocorre às 9h00 na praça central. O trajeto passa pelas ruas José Bonifácio e Alfredo Pujol, terminando no parque. A expectativa é de grande adesão. “No ano passado tivemos mais de 300 pessoas. Esperamos um número parecido este ano”, comenta a presidente da associação, Vanda da Silveira Moraes Soliani.

Na caminhada, os participantes empunharão cartazes e faixas com frases alusivas à prevenção do câncer de mama. “Também vamos distribuir laços rosas, símbolos da campanha”, relatou. A GCM (Guarda Civil Municipal) também fornecerá suporte ao grupo durante o evento. Além disso, a iniciativa também conta com apoio da ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos). Esta é a quarta edição da Caminhada do Outubro Rosa.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A iniciativa começou nos Estados Unidos, onde vários estados mantinham ações isoladas referentes à doença. No Brasil o movimento começou em 2002. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.