Realizada na manhã do último sábado (20) em Itapira, a segunda edição da Caminhada Azul organizada pelo Projeto Entrelaços reuniu mais de 400 participantes, superando todas as expectativas.
O evento representou o encerramento da programação oficial do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, e atraiu o dobro do público registrado na primeira edição, em 2023.
A concentração aconteceu na Praça Bernardino de Campos e os participantes caminharam por diversas vias da região central da cidade com destino ao Parque Juca Mulato.
Além de promover a sensibilização sobre o tema, o evento teve caráter solidário ao arrecadar alimentos não perecíveis destinados às mães de crianças autistas vinculadas ao projeto e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Os participantes que doaram alimentos receberam camisetas personalizadas. “A importância da caminhada vai além do evento em si, a visibilidade gerada por esse ato é fundamental para mostrar que as famílias de pessoas com autismo existem e para fortalecer a conscientização sobre o autismo e a inclusão”, comentou fundadora do Entrelaços, Eliana Francisco Razzo.
“Quando centenas de pessoas marcham juntas com o mesmo propósito, a relevância da causa se amplifica, e a sociedade presta atenção”, completou.
No início do mês o Projeto Entrelaços também promoveu um simpósio sobre autismo e inclusão nas dependências da Escola Ativa.
“O simpósio foi sucesso, tivemos a participação de 200 pessoas, mas ainda teve a lista de espera de pessoas que não conseguiram participar”, avaliou Eliana.
“E uma coisa que surpreendeu bastante de uma forma extremamente positiva, foi a participação de professores, de profissionais da área da educação e de pessoas que estão trabalhando ali como auxiliar em sala de aula”, afirmou.
Toda programação contou com a parceria do CDCA (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente) da 95ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Itapira.