A programação do Setembro Verde, mês temático de luta pela inclusão da pessoa com deficiência, foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (1) com a Caminhada Solidária.
A saída aconteceu às 8h30 defronte à Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), na Rua Jacob Audi, 132, na Vila Penha do Rio do Peixe.
As atividades do Setembro Verde no município são coordenadas pelo Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) em conjunto com a Secretaria Municipal de Promoção Social.
O objetivo é envolver a sociedade na causa e chamar a atenção para o tema. Para o próximo dia 13 está confirmado o lançamento da Cartilha do Comdef, que reúne informações gerais sobre leis e direitos das pessoas com deficiência.
O evento acontece na sede da 95ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, 400, na Santa Cruz, com início às 19h00.
“Estamos há um bom tempo produzindo a cartilha, agora com o apoio da Prefeitura teremos mais de cinco mil cópias para distribuirmos à comunidade, especialmente em entidades, escolas e hospitais”, diz a presidente do conselho, Rosângela Martucci.
Após a cerimônia de lançamento haverá ainda uma palestra com as profissionais da Apae, Gisela Negri Riciluca e Ana Carolina Olbi Grosso, com o tema ‘Deficiência Sim, Incapacidade Não’.
Por fim, no dia 22, será realizada uma série de apresentações e atividades no Ginásio de Esportes ‘José Bonifácio Coutinho Nogueira’, no Humberto Passarela, das 13h00 às 16h00. A data marca o chamado ‘Dia D’ da campanha alusiva ao Setembro Amarelo.
Alunos de várias Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) participação no evento, além de estudantes da Escola Estadual ‘Cândido de Moura’, da Apae, da A.D.I (Associação Down de Itapira) e do Centro Dia do Idoso, além da da Banda Lira Itapirense.
O evento reunirá ainda todas as entidades assistenciais do município que atuam com pessoas com deficiência. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.