A programação alusiva ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização e promoção da inclusão da pessoa com deficiência, começou na manhã desta sexta-feira (6) em Itapira.
O ato inicial foi a tradicional Caminhada Solidária que saiu às 8h30 da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na Vila Penha do Rio do Peixe, para um trajeto que passou por várias ruas do bairro e proximidades.
Com balões, cartazes e faixas, os participantes vestindo roupas com cores verdes caminharam por aproximadamente 40 minutos para chamar a atenção para a importante causa. Uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal) acompanhou o percurso.
“A luta pelos direitos das pessoas com deficiência é de todos nós. A sociedade deveria se engajar mais nessa causa. Esperamos dar mais visibilidade ao tema com a campanha do Setembro Verde”, destaca Rosângela Martucci, presidente do Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
- CRONOGRAMA
A programação segue com diversos atos alusivos ao Setembro Verde em Itapira. No dia 18 de setembro, às 19h30, será realizada a palestra ‘Coletivo de Ações Oferecidas às Pessoas com Deficiência em Itapira’ no campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira), situado na Avenida Rio Branco, 99.
Durante a palestra, entidades socioassistenciais apresentarão as atividades que desenvolvem. Estão confirmadas as participações da Apae, A.D.I. (Associação Down de Itapira) e Cahek (Casa dos Amigos Hellen Keller).
Também estarão presentes representantes das secretarias municipais de Educação e de Esporte e Lazer, além da professora Cristina Lucon, do Uniesi, especialista em Educação Especial.
Encerrando as atividades, no dia 27 de setembro, às 14h00, a Apae promoverá o evento ‘Brilhando as Diferenças’, com foco na valorização da diversidade.
A programação incluirá apresentações de dança e música das entidades assistenciais da cidade, além da participação da Banda Lira Itapirense, em parceria com projetos desenvolvidos na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Heitor Soares’ e no Centro Dia do Idoso.
As ações do Setembro Verde em Itapira são gratuitas e abertas ao público, sendo coordenadas pelo Comdef em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social.
“Nossas expectativas são muito positivas. No ano passado, tivemos uma campanha bastante produtiva com a produção de cartilhas, e esperamos que este ano seja ainda melhor”, completou a presidente do conselho.