Idosos aparecem em campanha que não é de instituição itapirense (Reprodução/Redes Sociais)
Publicidade    
Publicidade - Anuncie aqui

 A direção do Lar São Vicente de Paulo, em Itapira, desmentiu qualquer relação entre a instituição e uma campanha que circula pelas redes sociais com fotos de idosos solicitando presentes de fim de ano.

As fotos com idosos segurando cartazes contendo informações sobre os presentes desejados foram disseminadas em diversos grupos do  WhatsApp, bem como compartilhadas no Facebook, atribuindo ao lar itapirense a autoria da campanha.

Porém, na verdade, a campanha pertence a outra instituição de atendimento a idosos também batizada de São Vicente de Paulo. Nas postagens que atribuem a campanha ao lar em Itapira, a instituição é erroneamente chamada de ‘asilo’.

Campanhas com divulgação de fotos de idosos pedindo presentes se tornaram mais comuns com o advento das redes sociais, mas a instituição itapirense não atua neste modelo. “Não fazemos campanhas de arrecadação de doações que expõem os nossos idosos. Atuamos de outra forma”, comentou a administradora do Lar, Edna Cristina de Souza.

De acordo com ela, qualquer pessoa pode entrar em contato ou até mesmo ir até a sede da instituição, que fica no bairro São Vicente, para visitar os idosos e ofertar doações ou presentes. “Temos um quadro de fotos que fica dentro da entidade e que os visitantes podem ver e, se quiserem, presentear alguns dos idosos atendidos. Mas não divulgamos publicamente nenhuma foto em busca de doações ou presentes, essa campanha não é nossa”, completou.

Segundo ela, como as postagens ganharam repercussão na cidade, teve até quem telefonou para a instituição criticando a suposta iniciativa. “Explicamos que não temos nada a ver com essa campanha, que é de outra instituição e que há muitas entidades que atendem idosos com o mesmo nome em muitas cidades. É importante esclarecer isso”.

De acordo com ela, alguns voluntários e colaboradores devidamente autorizados até promovem campanhas de arrecadação na cidade, mas nenhuma nos moldes que incluem divulgação pública das imagens dos idosos na internet. Os interessados em contribuir de alguma forma com o Lar São Vicente de Paulo de Itapira podem manter contato pelo telefone (19) 3863-1048 ou ir até a sede da instituição, na Rua José Marcelino da Costa, 2.

Edna lembra que nem só doações materiais são importantes para os idosos atendidos na instituição. “As pessoas podem também doar um pouquinho de tempo e atenção. Muitos idosos são carentes, não recebem visitas, e essa é uma opção para quem quer ajudar, também”, finalizou.