A última etapa da campanha de doação de sangue do ano aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) em Itapira e após um resultado pouco satisfatório em outubro, a ação deste mês foi bem avaliada pela organização.
No total, 134 voluntários compareceram, resultando na coleta de 119 bolsas de sangue. Entre eles, 36 eram doadores de primeira viagem e 23 realizaram cadastro de medula óssea.
De acordo com Francisco de Assis Azevedo Marella, conhecido como Fran, responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira, a mobilização foi bem recebida, inclusive pelo Hemocentro da Unicamp, que organiza a campanha em parceria com o Banco de Sangue local.
“Percebemos que em Itapira o pessoal responde muito bem às campanhas, mas percebemos também que é necessária muita divulgação para alcançarmos as pessoas e mobilizarmos grupos para comparecer”, disse.
Na etapa de dezembro, o grupo Fiel Torcida de Itapira se mobilizou, reunindo 30 doadores. Entre eles estava José Carlos Pereira da Silva, 48, que fez sua primeira doação.
“Sempre quis doar sangue, mas nunca consegui. Agora que estou desempregado, decidi vir quando recebi o convite da Fiel Torcida”, contou ele, que levou a filha Maria Mariah, de 8 anos, para acompanhar a ação solidária.
- 2024
Em 2024, foram realizadas seis campanhas, resultando na coleta de 704 bolsas de sangue, um aumento de 23,1% em relação a 2023, quando foram arrecadadas 572 bolsas. Durante o ano, 820 voluntários participaram das campanhas.
“Eu espero que, para 2025, a gente mantenha o mesmo ritmo, mantendo os números ou até superando. Quero aproveitar para agradecer aos doadores, principalmente os voluntários e ao município de Itapira, que sempre responde muito bem às campanhas que realizamos”, finalizou Fran.
A Campanha de Doação de Sangue em Itapira é organizada pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal em parceria com o Hemocentro da Unicamp, contando com o apoio do Centro Universitário Uniesi. As datas das etapas de 2025 serão divulgadas até o final de janeiro.