A segunda etapa da Campanha de Doação de Sangue de 2024 em Itapira, realizada nesta quinta-feira (25), atraiu 151 candidatos, resultando na coleta de 125 bolsas.
O número superou o total de bolsas coletadas na primeira etapa do ano, que já havia excedido a média histórica com a coleta de 120 bolsas e 142 candidatos.
Na etapa desta manhã, compareceram para doação membros da Defesa Civil, incluindo o coordenador Ronaldo Ramos da Silva e os agentes Luciano e Paulo.
Representando a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira estiveram presentes os guardas Paulo Borges, Neto, Douglas, Berenice, Solange e Luís. Membros do Tiro de Guerra da cidade também se uniram ao gesto de solidariedade.
“Não tenho palavras, foi excelente, muitas pessoas se solidarizaram. Estamos muito contentes com o resultado; a campanha foi sensacional e resultou em ótimos números”, avaliou o biomédico Francisco de Assis Azevedo Marella, responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal.
Dos 151 candidatos, 22 se cadastraram para ser doadores de medula óssea, enquanto 14 foram considerados inaptos para doação durante a triagem, e houve duas desistências.
A campanha deste mês teve um apelo especial devido ao baixo estoque de bolsas de sangue do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e, consequentemente, dos bancos de sangue da região, incluindo o do Hospital Municipal de Itapira.
A escassez das bolsas é um reflexo direto da epidemia de dengue que sobrecarregou o sistema de saúde pública e vem preocupando as autoridades. Realizada bimestralmente em parceria com o Hemocentro da Unicamp, a campanha ocorre no campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira).
As próximas coletas da campanha de 2024 acontecerão nos dias 20 de junho, 22 de agosto, 17 de outubro e 19 de dezembro – sempre às quintas-feiras.