publicidade - anuncie aqui
Acontece nesta quinta-feira (17) a penúltima etapa da Campanha de Doação de Sangue deste ano em Itapira. A ação começa às 8h30 no campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira), na Avenida Rio Branco, 99.
A participação voluntária é importante para ajudar a manter o estoque de sangue que pode salvar a vida de pessoas que passam por problemas de saúde. Vale lembrar que, durante os atendimentos, também são feitos cadastros de doadores de medula óssea.
Os voluntários são recepcionados e recebem senhas. Em seguida, passam por triagem com aferição da pressão arterial, teste de anemia e avaliação gerais das condições físicas. Caso estejam aptos, são encaminhados à sala de coleta. Depois da doação, o voluntário recebe um lanche.
“Nossas expectativas mais uma vez são as melhores, pois a resposta da população de Itapira é extremamente positiva quando o assunto é doar sangue”, afirma o responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal, Francisco de Assis Azevedo Marella.
De acordo com ele, os estoques de bolsas de sangue ainda não estão normalizados após a alta demanda gerada pela epidemia de dengue do primeiro semestre.
“Não podemos falar que a situação está crítica, mas ainda não está regularizado. Aos poucos vamos normalizando a situação com apoio da população”, acrescentou.
A campanha em Itapira é realizada em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem etapas bimestrais ao longo de todo o ano. A última de 2024 será no dia 17 de dezembro.
COMO SER UM DOADOR
As pessoas que desejam doar sangue devem atender requisitos básicos para garantir a segurança do procedimento e a proteção tanto do receptor quando do próprio doador. Os critérios de avaliação para a permitir a doação de sangue são extensos e complexos e, para uma análise mais precisa de cada doador, é necessária a triagem clínica.
As entrevistas são confidenciais e é de extrema importância que o doador seja absolutamente sincero com os profissionais. De forma geral, é necessário que o doador esteja em boas condições de saúde e tenha entre 16 e 69 anos de idade – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos.
É necessário apresentar um documento de identidade original com foto e os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal. Todo o material utilizado durante a coleta é descartável. Dúvidas e mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-722-8432.
Publicidade - Anuncie aqui