Cão da GCM doou sangue em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O cão farejador ‘Valente’, pastor-alemão que integra a equipe do GOC (Grupo de Operações com Cães) da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira fez uma boa ação nesta segunda-feira (25).

Em atendimento a um pedido de urgência feito pela Clínica Veterinária Xodó, ele foi levado para doar sangue, procedimento necessário para salvar a vida de outro cachorro internado no estabelecimento.

Valente foi acompanhado pelos guardas Martins e Paulo Borges durante a coleta do sangue para transfusão em um animal que foi abandonado e está com uma anemia severa e sendo cuidado pelos profissionais da clínica. A foto do processo foi publicada na página da GCM no Facebook e despertou reações emocionadas.

O veterinário responsável pela Xodó, Rodrigo Domingues, disse que a clínica possui também outros cães que doam sangue para transfusões, mas ressaltou que hoje todos eles estavam no chamado período de latência, pois já fizeram doações recentes.

“Só fazemos transfusões de sangue em casos graves e nos quais há possibilidade evidente de melhora. Foi o que aconteceu hoje e o cão da Guarda Civil Municipal nos ajudou. A equipe atendeu prontamente o nosso pedido. É importante lembrar que o cão doador precisa estar saudável, e por isso também fazemos um exame antes do procedimento”, comentou.