A comunidade católica do bairro Braz Cavenaghi participa de um momento muito especial neste domingo (22). Com a presença do bispo da Diocese de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio, na missa das 19h00 será inaugurada a Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora das Graças.
Padre Francis Tadeu de Oliveira Mistrelli, responsável pela Paróquia Santa Rita de Cássia, destacou que a solenidade religiosa ocorre como parte do projeto de reforma, que também contemplou o presbitério e o nicho onde ficará a imagem da santa padroeira.
O acontecimento é tão especial que a missa tradicionalmente realizada aos domingos à noite na Santa Rita foi transferida para a Nossa Senhora das Graças.
“Pensamos em dois momentos em relação aos ritos da missa. O primeiro é a bênção da cruz do novo presbitério, comportando uma nova iluminação”, explicou padre Francis. “Mais ao final da liturgia teremos uma pequena procissão com o Santíssimo pelo interior da igreja e a incensação e bênção do sacrário, ficando inaugurada a nova Capela do Santíssimo”, completou.
O pároco lembrou que o bispo concedeu uma provisão autorizando a manutenção do Santíssimo de forma permanente na Nossa Senhora das Graças. A construção da igreja foi idealizada pelo padre Ademir Bernardelli, quando a comunidade ainda pertencia à Paróquia São Benedito.
Padre Francis assumiu a Paróquia Santa Rita em março de 2023 e ao final do ano passado iniciou um cronograma que contemplou atenção total na parte elétrica e instalação dos lustres da Igreja das Graças. “Em seguida confeccionamos as portas, colocamos os vidros e fizemos o novo presbitério, a nova Capela do Santíssimo e os nichos que abrigarão as imagens de Nossa Senhora, Santa Rita e São José”, detalhou.
Apesar da abrangência das intervenções, o projeto de reforma tem continuidade. “Falta completar detalhes do nicho, aquisição de uma cruz maior para o presbitério e a colocação das imagens dos anjos na Capela do Santíssimo. A própria estrutura metálica e a parte externa ainda serão pintadas”, adiantou o pároco.
- AÇÃO COMUNITÁRIA
Padre Francis teceu elogios ao pleno envolvimento da comunidade do bairro, que respondeu positivamente para colocar em prática um amplo e minucioso projeto de reforma.
“A Comunidade de Nossa Senhora das Graças se envolveu na confecção das panquecas comercializadas, na Festa Julina, no Tríduo de Nossa Senhora das Graças e mesmo no bazar. São eventos que foram abraçados, sem contar a ajuda das pessoas que voluntariamente fazem doações”, comemorou.