O vereador Carlinhos Sartori (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal durante a sessão da última quinta-feira (14) para cobrar providências acerca dos constantes casos de furtos ocorridos nos cemitérios da cidade.
O parlamentar abordou a situação já noticiada duas vezes pelo Itapira News nos últimos meses e que mostram que ladrões agem deliberadamente para furtar placas de bronze com informações sobre as pessoas sepultadas, chegando a danificar os túmulos.
“No cemitério Parque Municipal da Paz foram furtadas placas de todos os túmulos de uma quadra inteira, além de outros objetos como crucifixos. Vários túmulos também foram alvos de furtos no Cemitério da Saudade. As famílias estão muito chateadas e entristecidas”, disse Sartori.
O vereador disse que recebeu várias reclamações por parte de populares, especialmente no período do Dia de Finados, quando muitas famílias foram visitar os túmulos de seus entes queridos e tiveram a desagradável surpresa de não encontrar as placas e adornos nas sepulturas.
“É uma coisa muito desagradável e que entristece a gente. É muito triste chegar ao local onde estão sepultados nossos entes queridos e se deparar com uma situação dessa. Em alguns casos (os ladrões) até danificam o granito ou o mármore, estragam o material da sepultura”, lamentou.
Carlinhos Sartori pediu providências urgentes à Prefeitura no sentido de reforçar a segurança dos espaços situados na Santa Cruz e no Jardim Raquel. “Minha sugestão é que volte a ter vigias nesses locais, pois antigamente tinha, e agora com a falta desses profissionais há muitas invasões noturnas. Ou vigia, ou um sistema de câmeras e boa iluminação”, apontou.
Ele também cobrou que haja maior ação para identificar quem está comprando os materiais furtados dos cemitérios. “Se tem quem está furtando, tem quem está comprando. Eu orientei as pessoas a registrarem boletins de ocorrência e não podemos nos calar. A Prefeitura precisa tomar alguma providência, não pode ficar do jeito que está”, finalizou.