Carreta com quase 27 toneladas de papel tomba e atinge carros em Itapira

Acidente deixou grandes prejuízos materiais
Carreta tombou ao entrar na Italianos
Carreta tombou ao entrar na Italianos

Uma carreta carregada com bobinas de papel tombou na tarde desta quinta-feira (2) em Itapira. O acidente aconteceu no início da Avenida dos Italianos, nos Prados, por volta das 15h00, mas a carga só foi retirada da via às 18h30.

Dois carros que estavam devidamente estacionados – um Ford/Fiesta e um Chevrolet/Celta – ficaram completamente destruídos ao serem atingidos pela carreta e por parte da carga. O Celta chegou a ficar totalmente coberto pelas bobinas. Com o peso da carga, uma galeria de águas pluviais cedeu no local em que o carro estava estacionando. Parte do asfalto da ciclovia às margens do Ribeirão da Penha também rachou.

Dois carros ficaram destruídos
Dois carros ficaram destruídos

Felizmente, não houve vítimas. O caminhão, pertencente a uma empresa de Amparo (SP), seguia com destino a uma fábrica de papel e papelão em Itapira, onde seria descarregado. Cada uma das 10 bobinas pesa mais de duas toneladas e meia, totalizando quase 27 mil quilos.

O motorista contou que, depois de descer a Avenida Juritis, ingressou na Italianos e, logo após uma curva, ‘sentiu’ que a traseira da carreta estava ‘saindo’. “Percebi que o caminhão começou a puxar para um lado e vi que tinha alguma coisa errada. Aí a carga pendeu e o caminhão virou, tombando em cima dos carros”, disse.

Bobinas ficaram espalhadas
Bobinas ficaram espalhadas

Um terceiro veículo, Fiat/Pálio, também chegou a ser atingido de raspão pelo caminhão quando o mesmo se desgovernou.

Neste caso, os danos se restringiram somente à porta do motorista e espelho retrovisor. Uma das bobinas chegou a rolar e parou na mata às margens do rio.

Por conta do acidente, parte da via ficou obstruída, prejudicando o trânsito. A GCM (Guarda Civil Municipal) foi a primeira a chegar ao local. Contudo, como se tratava de acidente de trânsito sem vítima, a ocorrência foi repassada à Polícia Militar.

Outro carro foi atingido de raspão
Outro carro foi atingido de raspão

Policiais civis também estiveram no local e constataram que não seria necessária a perícia técnica do IC (Instituto de Criminalística) – justamente por não haver vítimas e não envolver veículos oficiais. Já no final da tarde, uma empresa cedeu uma empilhadeira adequada para transporte das bobinas, que foram transferidas para outra carreta. Ainda por volta das 18h40, a carreta e os dois veículos esmagados permaneciam no local, aguardando a retirada por guinchos.

A ocorrência atraiu a atenção de muitos populares que passaram pelo local. Muitos registraram o acontecimento inusitado com seus telefones celulares dotados de câmeras fotográficas.

A Defesa Civil também esteve no local para se certificar que o óleo que vazou do caminhão não escorresse para o rio. A ocorrência foi registrada na Delegacia.