Unidade Móvel atenderá mulheres para exames preventivos (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Unidade Móvel atenderá mulheres para exames preventivos (Divulgação)
Unidade Móvel atenderá mulheres para exames preventivos (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

A Carreta da Mamografia, que faz parte do programa Mulheres de Peito do Governo do Estado de São Paulo, estaciona na próxima segunda-feira (2) em Itapira.

Conforme já anunciado pelo Itapira News, o consultório móvel ofertará mais de mil exames preventivos de câncer de mama. O veículo ficará no pátio do Hospital Municipal, onde também será instalada estrutura com banheiros químicos, bebedouros, tendas e cadeiras para acomodar as usuárias do serviço.

A Carreta da Mamografia possui 16 metros de comprimento, seis de largura e quatro metros e meio de altura. Espaço suficiente para abrigar uma verdadeira clínica ambulante que conta com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélites, computadores e mobiliário em geral.

A equipe multidisciplinar de profissionais é composta por técnicos de radiologia, auxiliares de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Dentro da carreta, as usuárias farão o exame e as imagens captadas serão encaminhadas para o SEDI (Serviço de Diagnóstico Por Imagem), serviço da Secretaria Estadual de Saúde que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias úteis e deve ser retirado na própria Unidade Móvel. Caso seja detectada alguma alteração, as mulheres serão contatadas para a realização de exames complementares e, se necessário, encaminhamentos para um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosa Ângela Iamarino, o atendimento será feito através de agendamento pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e serão priorizadas as pacientes que já aguardam pelo exame. “A nossa Central de Regulação já está fazendo os agendamentos e, aos poucos, as pacientes serão chamadas. A idade preconizada é de 35 a 49 anos para pacientes de alto risco (que já tenham algum problema na mama ou histórico de câncer na família) e acima de 50 anos, cujo protocolo indica a realização do exame a cada dois anos”, explicou.

Na carreta serão feitas 50 mamografias por dia entre segunda e sexta-feira, e 25 aos sábados. Os exames serão realizados entre os dias 3 de maio e 1º de junho, das 9h00 às 18h00 durante os dias de semana e das 9h00 às 13h00 aos sábados. As exceções serão o feriado municipal do dia 13 de maio, dia de São Benedito, o dia 14 de maio, sábado pós-feriado, e o dia 26 de maio, feriado de Corpus Christi, quando não haverá atendimento.

Contudo, os 25 exames que seriam realizados no dia 14 serão diluídos nas demais datas de atendimento. Entre os dias 2 e 4 de junho o atendimento da carreta será exclusivo para a realização de ultrassonografias e biópsias das pacientes cujo resultado da mamografia exigirem exames complementares. No dia do exame, as pacientes devem comparecer à carreta portando o pedido médico com o agendamento, Cartão SUS, RG e comprovante de residência. Caso a mulher não possa comparecer no horário agendado ela deve comunicar seu Posto de Saúde com pelo menos 24 horas de antecedência para que a vaga seja transferida. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, as usuárias deverão procurar a enfermeira responsável da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.