Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Entre os dias 2 e 19 de maio, Itapira voltará a receber a carreta do programa Mulheres de Peito, unidade volante para realização de exames de mamografia. 

A carreta ficará estacionada no pátio do Hospital Municipal, no São Benedito. O objetivo do programa do Governo do Estado de São Paulo é ampliar e facilitar o acesso ao exame que permite o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, potencializando assim as chances de cura. 

Os atendimentos ocorrem em uma carreta dotada de toda a estrutura e ainda contam com equipe multidisciplinar, composta por técnico em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos, além de um médico ultrasonografista.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itapira, os atendimentos ocorrerão de segunda a sábado, com previsão de realização gratuita  de até 50 mamografias por dia. 

Os exames serão agendados pela Secretaria de Saúde através da convocação dos pacientes que já possuem os pedidos médicos expedidos pelas Unidades Básicas de Saúde e que estão aguardando na fila de espera. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Wagner Lourenço, no período em que o programa estiver na cidade serão realizadas perto de 650 mamografias, o que diminuirá significativamente a demanda existente.

“A prevenção é fundamental na saúde da mulher, assim, caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente passará por exames complementares, e se houver a confirmação, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para acompanhamento ou tratamento”.