Carreta do SESI está no Parque Juca Mulato (Paulo Bellini/Itapira News)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O Parque Juca Mulato, na região central de Itapira, abriga até dia 12 de novembro a Unidade Móvel de Arte e Cultura do SESI-SP.

Na prática, a carreta estacionada na antiga quadra, defronte ao palco, representa uma espécie de centro cultural itinerante que circula por municípios paulistas, atendendo gratuitamente a população em várias atividades.

No espaço são acolhidos desde grupos escolares composto por crianças, adolescentes e jovens até grupos da terceira idade, por exemplo. O atendimento começou na última terça-feira (29).

“Temos uma biblioteca com três mil livros e uma gibiteca com dois mil HQ’s, além de estações com computadores para artes eletrônicas e jogos”, explica a mediadora cultural Carolina Caramuru, que atende o público juntamente do também mediador Celso Albino.

A carreta funciona diariamente das 8h00 às 17h00, nos dias de semana, e das 9h00 às 17h00 aos sábados e domingos. Em todos os dias a atividade é suspensa das 12h00 às 13h00 para o almoço da equipe.

De acordo com Carolina, as obras disponíveis vão desde literatura voltada à arte, música, cinema, teatro e cultura em geral até temas infantis e juvenis, bem como literatura estrangeira e títulos voltados à história e linguagens artísticas. Os agendamentos podem ser feitos no próprio local.

“Atuamos como uma ponte entre o público e as obras, aproximando as pessoas do nosso acervo. Essas mediações ocorrem de acordo com o perfil do público atendido. As atividades duram entre 1h15 e 1h30. Além dos grupos agendados, também permanecemos com as portas abertas para o público espontâneo, que pode chegar e participar do que estiver acontecendo”, destaca.