Pelo quinto ano consecutivo, o eletricista automotivo Everton Dias da Costa, 28, mantém viva a tradição natalina que encanta os moradores de Itapira com seu carro decorado com piscas-piscas.
Nas ruas desde o dia 7 de dezembro, o carro GM/Astra chama a atenção por onde passa, e já praticamente integra a agenda natalina da cidade.
Neste ano, Everton também levou o carro para cidades vizinhas como Mogi Guaçu (SP) e Serra Negra (SP) , além de marcar presença em um evento automobilístico na cidade de São Paulo (SP), o Wekfest Brasil, realizado no dia 7 de dezembro.
Segundo Everton, independentemente da cidade, o carro desperta a curiosidade de todos que o veem – não é difícil, já que neste ano ele usou 36 caixinhas de luz, equivalente a 3.600 piscas-piscas.
O jovem quase não manteve a tradição este ano, mas com a aproximação da data, o espírito natalino falou mais alto.
“Apesar do trabalho que dá, é muito gratificante. Outro dia mesmo eu estava abastecendo o carro e um senhor parou do meu lado para me agradecer, elogiou e comentou sobre como o espírito natalino está cada vez mais difícil de encontrar hoje em dia, com as dificuldades financeiras e emocionais que as pessoas enfrentam. Esse gesto que faço, de certa forma, traz alegria e felicidade”, disse.
No ano passado, Everton precisou lançar uma campanha de doação online para poder decorar o veículo, depois de enfrentar vários imprevistos como um acidente, multas, e problemas mecânicos.
Apesar de não ter conseguido alcançar os recursos esperados, amigos de Everton ajudaram a angariar o suficiente para adquirir os adereços de decoração e o carro pôde cumprir a tradição.
Enquanto Everton conversava com a equipe do Itapira News na noite de quarta-feira (18), no Parque Juca Mulato, uma fila foi se formando para tirar fotos com o carro.
Entre eles estavam o casal Gênesis Camilo, 66, Andréa Marcondes Camilo, 59, que, apesar de serem de Itapira, ainda não conheciam o veículo natalino.
“Achei o carro muito criativo, nunca tinha visto algo assim. É tão mágico que parece até coisa de desenho animado”, disse Andréa. “É realmente um carro encantado”, completou Gênesis.
As crianças também se divertem com o carro, como é o caso dos gêmeos Lucas e Davi, ambos de nove anos, filhos de Camila Miquelassa, 34.
“Vimos pela primeira vez este ano quando ele passava perto de casa. As crianças ficaram empolgadas, mas não deu tempo de tirar foto”, disse Camila.
“A gente pensou que era só algo piscando, mas quando chegamos mais perto, vimos que era um carro mesmo. Um carro natalino! É muito legal”, comentaram os gêmeos.
Everton não sabe até quando manterá os adornos natalinos no carro, já que as luzes são expostas ao calor e acabam queimando com o tempo, o que inclusive, impede que ele reutilize o material de um ano para o outro.
A ideia de decorar o GM/Astra veio em 2020, quando reformas em sua casa impediram a tradicional decoração natalina. Desde então, o carro se tornou uma forma diferente de manter o clima natalino.
O triste é que, nesse ano, a decoração natalina na casa foi feita com um tempo considerável de antecedência, com decorações externas que envolviam até uma árvore na calçada, entretanto, o clima não ajudou. “Coloquei os enfeites em um dia e veio aquela tempestade, levou tudo embora”, lamentou.
Para quem quiser conhecer mais sobre o processo de decoração do carro, Everton criou um canal no YouTube, onde compartilha o que ele faz e como.
“Este ano mexi bastante no carro, tanto que até criei um canal no YouTube. Postei vídeos mostrando o processo de instalação das luzes e outros detalhes. Sempre gostei de investir no meu carro e faço tudo por conta própria. Então pensei: por que não gravar e compartilhar isso? Já que estou fazendo, aproveito para mostrar o que sei e o que faço”, finalizou.