Mutirão para cadastramento será na Casa da Agricultura, na próxima sexta-feira (Paulo Bellini/Itapira News)
publicidade - anuncie aqui

Um mutirão de atendimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural) está programado para a próxima sexta-feira (7) em Itapira. A mobilização será das 9h00 às 15h30, na Casa da Agricultura, localizada na área central do município.

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, por meio da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica integral), e Prefeitura. A Casa da Agricultura fica à rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, 103.

O CAR é um registro público eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. O mutirão ofertará orientações sobre a aceitação ao sistema, primeiro acesso, análise de cadastros e retificação de possíveis inconsistências com o Código Florestal.

O cadastramento também evita restrições para solicitação e renovação de empréstimos e regularização ou transferência do imóvel junto aos cartórios.

“O sistema de acesso ao CAR mudou e, por isso, todo proprietário de imóvel rural precisa fazer o novo login e senha. A maioria dos cadastros passou por análise via inteligência artificial e é preciso dar aceite ou não nesta análise para continuar o processo de regularidade ambiental de seu imóvel”, explicou o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Martelli.

O produtor deverá apresentar os documentos do imóvel rural – ITR (Imposto Territorial Rural) e CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural -, documentos pessoais (RG e CPF) e o CAR original feito anteriormente. Serão atendidos proprietários ou possuidores de imóveis com até quatro módulos fiscais, ou seja, 80 hectares.

  • ROTAS

Além do CAR, no mutirão também será realizado o cadastramento dos produtores no programa Rotas Rurais, que utiliza a tecnologia Plus Code do Google e funciona como um CEP rural personalizado, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3863.1578 ou pelo e-mail [email protected]. Pelos mesmos canais também é possível fazer o pré-agendamento do atendimento.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui