O saudoso professor Silas Bravo Nogueira foi um dos entrevistados (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’ é o palco da noite de lançamento do documentário ‘Elvira e Júlio: Pessoas, Espaços e Memórias’, assinado pelo jornalista itapirense Marcos Ernesto Rogatto, 62.

A exibição está marcada para sábado (24), às 19h30, no auditório do espaço público. A entrada é gratuita.

A obra concentra depoimentos e histórias de personagens que vivenciaram o cotidiano educacional de duas tradicionais escolas itapirenses: ‘Dr. Júlio Mesquita’ e ‘Dona Elvira Santos de Oliveira’.

Antes da apresentação, músicos da Banda Lira Itapirense interpretarão o ‘Hino da Escola Elvira Santos’.

O documentário recebeu enorme contribuição da psicóloga e pedagoga Fati Cintra Anacleto, que se empenhou no auxílio à produção e pesquisa. Nas quase sete horas de gravação foram ouvidos 13 ex-professores e ex-alunos das unidades de ensino.

Instituída como Ginásio do Estado no final da década de 30, a ‘Elvira Santos de Oliveira’ funciona desde a década de 50 no atual endereço, na Praça Mogi Mirim, bairro Santa Cruz. A Escola Estadual ‘Dr. Júlio Mesquita’ é mais antiga e começou a funcionar em Itapira em 1900, na Rua Campos Salles, na área central da cidade.

Com duração de 30 minutos, o documentário foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo. Segundo Rogatto, após a apresentação oficial do projeto, a ideia é criar um canal no YouTube chamado ‘Elvira e Júlio’, para que outras pessoas contribuam com histórias sobre as escolas por meio da publicação de vídeos.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui