A Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’ voltou a abrir suas portas depois de mais de quatro anos envolvida em um profundo processo de reforma.
O centenário prédio instalado à Rua Rui Barbosa, ao lado do Parque Juca Mulato, na área central da cidade, novamente passa a funcionar como sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O procedimento de mudança da estrutura administrativa da pasta começou na segunda-feira (19) e deve perdurar por toda semana.
O Museu do Esporte ‘José de Oliveira Barretto Sobrinho’, Ateliê Municipal e a Biblioteca Municipal ‘Mário da Fonseca Filho’ manterão o atendimento no Edifício ‘Pastor João Orcini’, conhecido como antiga Estação da Fepasa.
“Por enquanto somente a sede administrativa da secretaria começou a ser transferida para o andar térreo da Casa da Cultura”, adiantou o secretário municipal de Cultura e Turismo, César Lupinacci. “O andar superior ficará disponível para apresentações, palestras e um pequeno almoxarifado”, completou.
Ele aguarda pelo início do projeto de reforma e revitalização do Edifício ‘Pastor João Orcini’ para determinar como ficará o expediente do museu, biblioteca e ateliê.
Não há qualquer informação sobre a realização ou não de um ato solene para marcar a entrega oficial da obra da Casa da Cultura. A interdição do histórico imóvel data de janeiro de 2020, quando a Prefeitura detectou riscos estruturais no prédio.
- DESISTÊNCIA
Com investimentos de R$ 350 mil, a reforma começou só no final de 2021 e terminaria no primeiro semestre de 2022, mas a construtora desistiu do serviço.
Uma nova licitação foi aberta pela administração municipal e a JEA Construtora e Incorporadora assumiu a incumbência pelo valor de R$ 470,6 mil, recurso proveniente do MIT (Município de Interesse Turístico).
O cronograma compreendeu instalações do forro, parte elétrica, rede de dados de telefonia, elevador e itens de acessibilidade; pintura; e reformas dos sanitários do térreo, com adaptação para portadores de necessidades especiais, e do assoalho de madeira do piso superior e da escada.
A previsão era concluir tudo em outubro do ano passado, inclusive com a entrega da obra no aniversário de 203 anos de Itapira. Porém um novo atraso postergou a liberação do prédio para fevereiro de 2024.