O Castramóvel terá um mutirão na próxima terça-feira (16) para tentar zerar a demanda de castrações de cães e gatos na primeira etapa de atendimento, na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Istor Luppi.
A expectativa da equipe é esterilizar, ao longo do dia, 10 gatos e 40 cachorros, encerrando os trabalhos dessa primeira parada do Castramóvel. “Vamos tentar”, disse a fiscal da Patrulha Ambienta, Anita Sbegue.
As operações na clínica ambulante começaram na semana passada e, inicialmente, atenderam especificamente a demanda de gatos, que totalizou 45 animais. Nesta quarta-feira (10) foi iniciado o atendimento dos cães, com 12 animais sendo esterilizados.
Segundo a Patrulha Ambiental, algumas dificuldades têm provocado alterações no planejamento original. “Atendemos menos felinos que o esperado, já que muitos tutores não seguiram o procedimento necessário antes da cirurgia e aí não foi possível fazer a operação”, explicou Anita.
Entre as orientações antes do processo cirúrgico estão deixar o animal em jejum alimentar de oito horas e seis horas de jejum hídrico; não omitir nenhuma informação sobre a saúde de seu animal; e realizar banho e/ou limpeza no animal um dia antes da cirurgia para evitar contaminações cruzadas.
As próximas etapas de atendimento do Castramóvel que já estão confirmadas serão nno Barão de Ataliba Nogueira, no Centro de Lazer ‘Hideraldo Luiz Bellini, no Jardim Magali, e no Braz Cavenaghi.
Durante esse primeiro ciclo de atendimento ainda serão atendidos 483 animais, sendo 244 cães e 238 felinos. A expectativa é que atendimentos posteriores sejam feitos em outros bairros da cidade para suprir a demanda de 800 atendimentos ainda pendentes em Itapira.
- ATUALIZAÇÃO
A Patrulha Ambiental recomenda que pessoas que tenham realizado o cadastro há muito tempo atualizem os dados, visto que em muitos casos a família mudou o telefone ou endereço, ou o animal até mesmo já foi castrado.
Para realizar a castração, os tutores devem levar o animal até o local e acompanhar todo o procedimento pré-operatório. Após a cirurgia, os animais seguem em observação até que o efeito da anestesia passe, sendo entregues aos tutores já medicados e microchipados com identificação.
Aqueles que não puderem ser liberados no mesmo dia serão encaminhados a internação, com diárias que já foram previamente contratadas pela Prefeitura. O trabalho está a cargo de uma empresa especializada em em serviço médico veterinário de esterilização de caninos e felinos.
O atendimento é feito exclusivamente mediante o agendamento prévio e seguindo a ordem do cadastro feito pelo site da Prefeitura, na Aba Serviços e no ícone ‘Cadastro Castramóvel’.
A seleção dos contemplados leva em consideração os critérios de renda familiar, inscrição em programas sociais e quantidade de pessoas na família. A Patrulha Ambiental da Sama (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) faz contato via telefone do cadastro para informar o dia e horário do procedimento.