Após o mutirão de castração realizado em Barão de Ataliba Nogueira na última terça-feira (23), nesta quinta-feira (25) será a a vez do discrito de Eleutério receber o Castramóvel.
A partir das 8h00 a unidade móvel atenderá com equipe ampliada na Praça Ana Vieira para realizar a esterização de 30 gatos e 40 cachorros.
“Em Barão foram castrados 20 felinos e 20 cães, o pessoal desses dois bairros mais afastados estão bastante mobilizados para castração de seus animais”, comentou a fiscal da Patrulha Ambiental, Anita Sbegue.
De acordo com ela, em média cada cirurgia costuma durar 20 minutos. Desde o início das atividades do Castramóvel, no início deste mês, já foram castrados 150 animais.
A expectativa é que atendimentos posteriores sejam feitos em outros bairros da cidade para suprir a demanda de 800 atendimentos ainda pendentes em Itapira.
Para realizar a castração, os tutores precisam realizar o agendamento prévio através do site da Prefeitura, na Aba Serviços e no ícone ‘Cadastro Castramóvel’.
A seleção dos contemplados leva em consideração os critérios de renda familiar, inscrição em programas sociais e quantidade de pessoas na família. A Patrulha Ambiental da Sama (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) faz contato via telefone do cadastro para informar o dia e horário do procedimento.
- ORIENTAÇÕES
Entre as orientações antes do processo cirúrgico estão deixar o animal em jejum alimentar de oito horas e seis horas de jejum hídrico; não omitir nenhuma informação sobre a saúde de seu animal; e realizar banho e/ou limpeza no animal um dia antes da cirurgia para evitar contaminações cruzadas.
A Patrulha Ambiental recomenda também que pessoas que tenham realizado o cadastro há muito tempo atualizem os dados, visto que em muitos casos a família mudou o telefone ou endereço, ou o animal até mesmo já foi castrado.
Para realizar a castração, os tutores devem levar o animal até o local e acompanhar todo o procedimento pré-operatório. Após a cirurgia, os animais seguem em observação até que o efeito da anestesia passe, sendo entregues aos tutores já medicados e microchipados com identificação.
Aqueles que não puderem ser liberados no mesmo dia serão encaminhados a internação, com diárias que já foram previamente contratadas pela Prefeitura. O trabalho está a cargo de uma empresa especializada em em serviço médico veterinário de esterilização de caninos e felinos.