Dia de Finados movimenta cemitérios de Itapira (Itapira News/Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O Dia de Finados novamente deverá ser de muito movimento nos dois cemitérios itapirenses: o Parque Municipal da Paz, no Jardim Raquel, e o da Saudade, na Santa Cruz. A estimativa do Setor de Administração dos espaços aponta mais de três mil pessoas.

“Somente o Cemitério da Saudade recebeu 1,8 mil pessoas no ano passado. Este ano, nos dois locais, esperamos algo em torno de três mil”, comentou o servidor José Airton Borsato, administrador dos cemitérios.

De acordo com ele, ao longo da semana equipes da Prefeitura foram mobilizadas nos trabalhos de limpeza e reparos no interior e entorno dos espaços. Nesta sexta-feira (2), os portões serão abertos às 6h00 e fechados às 18h00. No Cemitério da Saudade haverá missa às 7h00 com o padre João Gonçalves da Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Penha; às 9h00, com o padre Bruno Gandolphi, da Paróquia Santa Rita de Cássia; e Às 11h00, com o padre Everton Henrique Nucchi, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Já no Parque Municipal da Paz, a celebração ocorre somente às 7h00 com o padre Tadeu Francisco Bonetti, da Paróquia São Judas Tadeu. Borsato lembrou que serão permitidos, em ambos os cemitérios, apenas enfeites com flores naturais. “As flores artificiais acumulam água”, frisou em referência à possibilidade do surgimento de criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

O comércio será liberado apenas fora dos espaços. No Cemitério da Saudade, os ambulantes que comercializam flores, velas e alimentos serão dispostos nas ruas Visconde de Ouro Preto e Norberto da Fonseca. No Parque da Paz, ficarão na praça defronte ao portal principal.