Com a previsão de que até 1,5 mil visitantes passem pelos dois locais, o Cemitério Municipal da Saudade, no bairro Santa Cruz, e o Parque Municipal da Paz, no Jardim Raquel, abrem os portões em horário especial neste sábado (2), Dia de Finados.
O acesso ao público fica liberado a partir das 6h00, uma hora mais cedo que o habitual, e prossegue até 18h00, uma hora e meia mais tarde.
Em relação à queda acentuada do número de pessoas que comparecem aos cemitérios para as homenagens póstumas a familiares e amigos, o administrador dos dois espaços, Ed Márcio Damião dos Reis, acredita se tratar de uma tradição que anualmente perde força.
“O pessoal mais antigo visitava muito os cemitérios no Finados. Já os mais novos não têm muito esse costume. Calculamos que entre 1 mil e 1,5 mil pessoas devem passar pelos dois locais neste sábado”, estipulou.
A limpeza e pintura de túmulos, tanto no Saudade quanto no Parque da Paz foram concluídas na quinta-feira (31). Muitos optaram por fugir das aglomerações tradicionalmente verificadas no Finados e anteciparam as visitas para sexta-feira (1), Dia de Todos os Santos.
Comerciantes previamente cadastrados na Prefeitura ocuparão vias ao entorno dos cemitérios para a venda de flores, velas e outros produtos. No Municipal da Saudade, as barracas ficam dispostas nas ruas Visconde de Ouro Preto e Dr. Norberto da Fonseca e no Parque da Paz, no acesso pela Rua Japão.
As missas estão definidas para 7h00, 9h00 e 16h00, no Saudade, e 8h00, no Parque da Paz. A recomendação é para que os visitantes evitem depositar flores artificiais nos túmulos, em uma clara campanha para inibir o acúmulo de água e, consequentemente, o surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.