Centro de Exposições será ponto para venda de artesanato em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Através de uma parceria entre a Prefeitura e a ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira), regulamentada pelo Projeto de Lei 59/2017, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal na semana passada, o grupo de artesanato do Protur (Programa de Desenvolvimento Municipal de Turismo) poderá explorar o Centro de Exposições ‘Dr. José Carlos de Camargo Ferraz’ para exposição e venda de artesanato.

O espaço está fechado desde setembro de 2014, quando foi inaugurado pela gestão do prefeito José Natalino Paganini (PSDB). Com 337.00m² de construção, o prédio conta com dois salões, área de alimentação, copa, banheiros acessíveis e amplo estacionamento. Com sua localização privilegiada, o espaço terá como objetivo atrair principalmente os viajantes que utilizam a rodovia SP-147 (Itapira-Lindóia).

A ideia vem sendo discutida desde março deste ano, quando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lançou o Protur e começou a mobilizar os setores interessados. No ramo do artesanato, foram realizadas reuniões e ações específicas para o desenvolvimento do setor, dentre eles uma visita ao Espaço do Artesanato em Socorro (SP), tomado como modelo de implantação do projeto em Itapira.  No último dia 27 de setembro, o grupo voltou a se reunir na Casa da Cultura para uma reunião que trouxe como tema Formalização e Gestão.

Na ocasião, a Secretaria de Cultura e Turismo detalhou as ações necessárias para que os artesãos interessados pudessem estar aptos a participar do grupo que iria explorar o Centro de Exposições. A palestra foi conduzida por uma consultora do Escritório Regional de São João da Boa Vista do Sebrae-SP e pelo gerente da ACEI, Rafael Pedroso. Ambos sanaram dúvidas comuns a respeito do Registro de MEI (Micro Empreendedor Individual) e sobre os benefícios de se tornarem associados da ACEI.

A responsável pelo Turismo da secretaria, Wanella Bitencourt, também aproveitou a oportunidade para apresentar a identidade visual da Vila do Artesanato, nome que será explorado comercialmente. No dia 5 de outubro uma nova reunião entre os artesãos, o Sebrae-SP e a ACEI ocorreu na sede da Associação Comercial, dando continuidade às orientações de formalização. Uma visita ao espaço do Centro de Exposições ocorreu no dia 19 de outubro e contou com a presença de representantes do grupo de artesanato e membros da secretaria. A partir desse primeiro contato, foram elencadas as melhorias necessárias para a implantação da Vila do Artesanato e os artesãos puderam ter uma noção melhor do espaço a ser explorado.

A ação mais recente foi a elaboração do projeto de lei pelo prefeito José Natalino Paganini e posterior encaminhamento para aprovação na Câmara. O Projeto de Lei 59/2017 autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar Convênio com a ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Itapira, tendo por objetivo o fomento das atividades artesanais no município, com o fim de organizar e administrar a ocupação de espaços públicos para a venda de artesanatos.

Os espaços públicos que poderão ser ocupados para a venda de artesanatos são o Centro de Exposições ‘Dr. José Carlos de Camargo Ferraz’, praças da cidade previamente autorizadas pela administração pública; e eventos oficiais da cidade previamente autorizados pela administração pública. O convênio terá vigência pelo período de doze meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, sempre que houver interesse público.