Plantões gratuitos ocorrem sempre às segundas-feiras (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

O Centro de Psicologia Aplicada do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) colocou à disposição da população de Itapira o serviço gratuito Plantão Psicológico.

Os atendimentos de caráter emergencial ocorrem sempre às segundas-feiras, a partir das 18h30, no Campus I da instituição educacional. O acesso à unidade é pela Avenida Rio Branco, 99, na área central da cidade. Não há necessidade de agendamento prévio.

O trabalho envolve 19 alunos da primeira turma de Psicologia, que estão no último ano do curso e cumprem a etapa de estágios clínicos supervisionados por professores. São ofertadas duas modalidades de psicoterapia: Plantão Psicológico e Atendimento Psicológico.

“As vagas do atendimento foram divulgadas nas redes sociais e já se esgotaram. Nesta modalidade os estagiários acompanharão o paciente durante o ano todo”, explica a coordenadora do curso e também do Centro de Psicologia Aplicada, a psicóloga Caroline Riberti Zaniboni.

Já o plantão funciona como um pronto-socorro psicológico, quando são oferecidos cuidado e escuta em momentos emergenciais para pessoas acima de 14 anos – menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Alunos do último ano do curso são supervisionados pelos professores (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Para ser atendido o paciente deve somente se dirigir ao Campus I, com entrada pelo estacionamento, entre 18h30 e 19h30, e solicitar o serviço na secretaria. As consultas têm duração de 50 minutos e, dependendo do caso, podem ocorrer até dois retornos para um posterior encaminhamento. Os estagiários de psicologia são supervisionados pelas professoras Marisa Crivelaro Romão e Audrey Vanessa Barbosa.

“Temos 10 salas e dividimos em dois horários. Uma parte dos alunos atende das 18h30 às 19h20 e outra, das 19h30 às 20h20. Por isso as pessoas devem comparecer entre 18h30 e 19h30. Depois disso já não tem mais como porque finalizamos às 20h30”, completa Caroline, que é mestre em Psicologia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e doutora em Ciências pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). As supervisoras do estágio são Marisa Crivelaro Romão e Audrey Vanessa Barbosa

  • NOVO PROJETO

Em parceria com a ONG (Organização Não-Governamental) Habitare, um novo projeto foi anunciado pelo Centro de Psicologia Aplicada do Uniesi. Os grupos de apoio e escuta ‘Amor de Mãe’ serão colocados em prática no mês que vem, em uma iniciativa comandada pela professora Tereza Marques de Oliveira.

Interessadas em participar devem preencher o formulário  que pode ser acessado aqui, para facilitar na organização. Mais informações também estão disponíveis pelo telefone (19) 3843.3190, das 13h00 às 22h00.

‘A gestação é uma experiência de grandes mudanças na mulher e na família como um todo. Desta forma, o nascimento de um bebê causa uma revolução em termos biológicos, psicológicos e sociais e, muitas vezes, não estamos próximos de uma rede de apoio’, reforça o material de divulgação do projeto.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui