Novo espaço começa a funcionar no Penhão (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O Centro do Idoso Vida Mais será inaugurado neste sábado, dia 7 de outubro, em Itapira. Após pouco mais de dois anos, a construção da sede foi concluída na Vila Penha do Rio do Peixe e a estrutura já está pronta para iniciar suas atividades. Para marcar este grande momento, a diretoria da instituição programou dois eventos distintos para o dia da inauguração.

Às 10h00 acontecerá a cerimônia formal, com presença de autoridades, empresários e outros convidados que serão recepcionados pelos diretores da Associação Centro do Idoso Vida Mais e por membros da equipe técnica. Depois, às 14h00, haverá um coquetel para os cerca de 250 associados já cadastrados para participar das atividades, com animação da Banda Talismã.

O mais novo espaço dedicado ao atendimento gratuito do público da Melhor Idade no município começará a funcionar na próxima segunda-feira (9). Idealizado pela iniciativa privada, sem qualquer aporte de recursos públicos, o Centro do Idoso Vida Mais foi construído em uma área cedida pela Prefeitura. O local atuará como um espaço de convivência para oferecer diversas atividades ao longo da semana, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e fomentar um processo de envelhecimento saudável e autônomo.

Poderão frequentar o espaço pessoas com idade a partir de 60 anos, de qualquer classe social, raça, credo, religião e etnia. Os associados serão acolhidos por uma equipe multidisciplinar e poderão participar de uma grade variada de atividades que possibilitam um dia-a-dia mais ativo melhorando a saúde física e mental. Entre os destaques, o espaço oferecerá natação e hidroginástica, aulas de dança, oficinas culturais e socioeducativas, aulas de informática, palestras, arte-terapia, oficinas de música e poesia, jogos de mesa, atividades manuais e de geração de renda, atelier de artes, bailes temáticos, confraternizações e grupos de família, por exemplo.

Tudo isso mediante acompanhamento e presença de professores, monitores, assistente social e outros profissionais habilitados para coordenar as atividades junto ao público da Melhor Idade. Tanto a estrutura como o modelo de atendimento são inspirados em padrões suíços. O local conta com sala de vídeo, salão de jogos, salão multiuso, piscina, área de lazer e descanso, pista de caminhada, biblioteca e salão de beleza, além de área administrativa. Todos os recursos necessários à construção do espaço foram investidos pelas famílias Schnitzer e Martins Colosso, motivadas pela preocupação com o bem-estar social e com a melhoria da qualidade de vida dos idosos residentes em Itapira.

Agora, a partir do funcionamento do Vida Mais, qualquer pessoa poderá contribuir com as atividades tanto na forma de doações financeiras ou de materiais como pela oferta de serviços e suprimentos que serão necessários no dia-a-dia. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial www.vidamaisitapira.com.br, pela página no Facebook (www.facebook.com/vidamaisitapira), pelo e-mail [email protected] ou via telefone 3843-7848.7

Sobre o Vida Mais

A Associação Centro do Idoso Vida Mais é um espaço de convivência destinado a homens e mulheres com idade a partir dos 60 anos. O objetivo é proporcionar um ambiente de convivência familiar e comunitária para fomentar um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. A possibilidade de conhecer novas pessoas, construir novas amizades, fazer exercícios físicos, divertir-se, dentre outras razões, exercitam uma gama de sentimentos e sensações que o associado ainda deseja viver, ficando mais feliz, com mais tempo livre pra si e família, além de ter uma melhora na saúde e na relação com os familiares.

De segunda a sexta-feira, entre 07h00 e 18h00 – com intervalo para almoço das 11h00 às 13h00 – os idosos cadastrados no Centro do Idoso Vida Mais serão envolvidos em uma grade de atividades estrategicamente projetada para resultar em qualidade de vida e bem estar. O padrão de atendimento do Centro do Idoso Vida Mais será um dos grandes diferenciais, voltado exclusivamente ao bem estar dos alunos. Inicialmente, o idoso será atendido e acolhido por profissionais especializados (psicólogo e assistente social), que farão a anamnese (entrevista técnica) para detectar as necessidades e as possibilidades do indivíduo. A partir disso, será traçada uma grade de atividades que se encaixe no perfil da pessoa avaliada.

A ideia nasceu da sensibilidade de pessoas preocupadas com os efeitos resultantes do aumento da expectativa média de vida em detrimento das dificuldades das famílias em ter tempo disponível para oferecer a devida atenção e cuidados a seus entes idosos. Esse espaço é fruto de iniciativa privada, e os serviços prestados serão totalmente gratuitos, sem custo algum para os idosos e seus familiares. Queremos valorizar as grandes histórias de vida e de toda a sabedoria que cada uma dessas pessoas pode oferecer.

Alguns números:

  • Investimento: R$ 2,4 milhões, com perspectiva de chegar a R$ 2,6 milhões após a conclusão total das obras/mobiliário.
  • 37 empresas mobilizadas nos trabalhos, sendo 30 delas de Itapira.
  • Cerca de 110 pessoas atuaram diretamente nas obras, desde a construtora até outros prestadores de serviço.
  • Quase 30 meses de obras.

– assinatura da doação em 3 de outubro de 2014.

– início das obras em março de 2015.

– coquetel de apresentação em 12 de março de 2015.

– Início das atividades em 9 de outubro de 2017.

  • 8 postos de trabalho direto.

  • 5 voluntários.

  • 1 estagiária.

  • Primeiro dia de atividades já deve concentrar mais de 200 atendimentos com apenas 40% da grade preenchida.

  • Expectativa de até 8 mil atendimentos/mês.