Cruzamento da Praça terá semáforo para pedestres
Publicidade    
Publicidade - Anuncie aqui

Dois cruzamentos já dotados de semáforos, um no Centro e outro na região da Vila Ilze, ganharão semáforos para pedestres, cuja instalação deve acontecer ainda em janeiro. A informação foi confirmada ao Itapira News pelo Departamento de Trânsito nesta sexta-feira (4).

Os novos semáforos para pedestres – dispositivos que ainda não existem em nenhum dos 15 semáforos para veículos em operação atualmente na cidade – serão implantados nos cruzamentos das ruas Comendador João Cintra e José Bonifácio (semáforo da Praça Bernardino de Campos) e da Avenida São Paulo com as ruas dos Bandeirantes, Espanha e Conselheiro Laurindo.

Este último cruzamento é bastante movimentado e perigoso e possui histórico de acidentes e atropelamentos com vítimas fatais. O local é conhecido como ‘cruzamento do Bar do Juca’. Além disso, nos dois pontos os sistemas também serão modernizados.

No semáforo da praça serão substituídas as hastes de sustentação dos semáforos e os próprios equipamentos. Já no semáforo da Vila Ilze haverá a troca dos cabeamentos e revitalização das estruturas. Neste ponto em específico, o investimento é feito com recursos próprios da Secretaria Municipal de Defesa Social na ordem de R$ 31,3 mil.

  • MAIS DOIS NOVOS SEMÁFOROS

Além da instalação de dois semáforos com passagens para pedestres, a cidade também ganhará mais dois novos dispositivos semafóricos, elevando para 17 o número de locais com estes dispositivos na cidade.

Um deles vai operar no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Francisco de Oliveira Job, proximidades da empresa Minasa, no bairro dos Prados. O outro será instalado no cruzamento da Avenida São Paulo com a Avenida Comendador Virgolino de Oliveira, na Vila Izaura.

Os dois novos semáforos também serão dotados de sistema temporizador, com painel que exibe o tempo restante para abertura e fechamento do sinal. O semáforo que opera atualmente no cruzamento entre as ruas XV de Novembro e Comendador João Cintra, no Centro, também será substituído por um novo, já dotado de temporizador.

Os investimentos nos novos equipamentos chegam a R$ 160 mil, com recursos oriundos do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa que repassa verbas para municípios com altos índices de acidentes de trânsito para aplicações em ações educacionais e infraestruturas viárias.

A empresa que vai instalar os dois novos semáforos e os semáforos para pedestres deve iniciar o trabalho a partir do dia 14 deste mês. Já o trabalho no semáforo do Bar do Juca também deve começar até o fim do mês.

  • SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS

Nos últimos dias, diversos semáforos do município que ainda não contavam com lâmpadas de LED passaram a ser atendidos com a tecnologia que gera mais luminosidade com maior economia. A substituição das lâmpadas foi feita por uma equipe do Departamento de Trânsito, órgão ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social.