Barros Munhoz entrega prêmio ao líder da Congada Mineira de Itapira, Arnaldo Franco (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

O líder da Congada Mineira de Itapira, o chefe-capitão Arnaldo Franco, 88, foi um dos homenageados na 20ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares.

Com indicação dos próprios deputados, personalidades, ONGs (Organizações Não-Governamentais) e representantes do movimento negro foram agraciados no evento realizado no início da noite de segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Coordenado pelo SOS Racismo da Alesp, o prêmio busca contemplar e homenagear grandes figuras representativas da cultura negra.

A comitiva itapirense da Congada Mineira foi recepcionada pelo deputado Barros Munhoz (PSDB), que fez a indicação da homenagem a Arnaldo Franco. Na ocasião ele discursou e destacou a tradição e importância do trabalho desenvolvido pelo grupo congadeiro de Itapira.

Proponente do evento, o deputado Teonilio Barba (PT) apontou para a importância da realização do prêmio na semana anterior ao feriado da Consciência Negra – dia 20 de novembro. “É mais um mês que representa a luta e a história dos negros no Brasil”, pontuou.

Munhoz com Arnaldo Franco e familiares do líder da Congada Mineira: noite de homenagens (Divulgação)

Além da Congada Mineira, também receberam a honraria do Parlamento Paulista: a presidente do Conselho da Comunidade Negra, Mãe Andreia de Iemanjá; o militante paulistano Edgar Amaral Aparecido de Moura; o grupo cultural Pastoras do Rosário; a sambista Lucineia Cardoso; a ONG da Comunidade Negra de Indaiatuba; o Templo Umbandista Vovó Catarina de Angola; o educador Frei Davi Raimundo dos Santos; a filósofa e ativista Sueli Carneiro; a líder comunitária Cristina Aparecida; a ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva; o produtor musical e líder social de Heliópolis, Marcivan Menezes Barreto; o ativista Vinicius Lima; o ex-coordenador de políticas para a juventude da cidade de São Paulo, Cláudio Aparecido da Silva; e Iara Bento, do SOS Racismo.

Também receberam menções honrosas a co-deputada Simone, do Movimento Pretas; a policial militar Margareth Barreto; o jornalista Cosmo Silva; a vice-prefeita de Diadema, Patrícia Ferreira; o prefeito de Rio Claro, Gustavo Periscinoto; e o deputado Teonilio Barba.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui