Considerado um dos mais importantes expoentes do Espiritismo, o médium Francisco Cândido Xavier – ou Chico Xavier, como ficou conhecido – ganhou uma expressiva homenagem em Itapira: uma estátua em tamanho real.
A escultura do escritor sentado em um banco foi instalada na Praça Chico Xavier, inaugurada no dia 2 de abril – data de nascimento do médium – no bairro Assad Alcici.
A estátua vem chamando a atenção pela perfeição e riqueza de detalhes, motivando visitas e muitas fotografias. A escultura mostra Chico Xavier de pernas cruzadas, segurando um livro com uma das mãos enquanto manda beijos com a outra.
A autoria é de Joselito Rocha, de Uberaba (MG) – a mesma cidade na qual o médium viveu muitos anos e faleceu em 30 de junho de 2002.
A homenagem foi confeccionada em pó de mármore e resina e sua produção foi totalmente custeada pelo Núcleo Assistencial Espírita Cristão ‘Chico Xavier’, situado em frente à nova praça, na Rua Ângelo Bertini, 41.
O projeto da praça foi feito gratuitamente pelo paisagista e designer de interiores Fernando Martinho Castiglioni, de Jundiaí (SP). O evento de inauguração teve a presença do presidente do Centro, Sérgio Villar, e do prefeito Toninho Bellini (PSD), entre outras autoridades. A Banda Sinfônica Lira Itapirense também marcou presença.