Trio encantou o público que compareceu em bom número à edição de maio do 'Clássicos' (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

O chorinho erudito dominou o palco do projeto ‘Clássicos em Cena’. A plateia se encantou com o talento dos três músicos do Ensemble Choro Erudito, grupo que comandou o espetáculo na noite de quarta-feira (22), no Anfiteatro do Grupo Penha.

Por mais de uma hora, o trio formado pelo vibrafonista Ricardo Valverde, pela violinista francesa Vanille Goovaerts e pelo contrabaixista Marcos Paiva conduziu com maestria um repertório que passou principalmente por obras de grandes nomes da música instrumental brasileira.

O espetáculo começou com o tango brasileiro ‘Brejeiro’, de Ernesto Nazaré, e na sequência enveredou por composições de Pixinguinha (‘Diplomata’ e ‘Ainda Me Recordo’), Jacob do Bandolim (‘Implicante’), Oscar Lorenzo Fernandez (‘Velha Modinha’), Camargo Guarnieri (‘Dança Negra’), Antonin Dvorak (‘Danças Eslavas’), Heitor Villa-Lobos (‘Bachianas Brasileiras’ e ‘O Trenzinho Caiipira’) e Waldir de Azevedo (‘Delicado’).

Após aplausos incessantes do público, o bis veio com a obra-prima ‘Noites Cariocas’, de Jacob do Bandolim. Um show memorável, que ofereceu uma combinação única de choro e música de concerto ao som do vibrafone, violino e contrabaixo acústico.

O maestro Parcival Modolo foi o responsável pelos comentários sobre obras e compositores (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Os comentários recheados de curiosidades sobre obras, autores e muito contexto histórico ficaram a cargo do maestro Parcival Módolo.

A temporada 2024 do ‘Clássicos’ começou em março, com a guitarra portuguesa de Ricardo Araújo, seguida da apresentação do Trio Lis, em abril. O concerto de junho traz para Itapira o grupo Cello Ensemble, no dia 26, com início às 19h00.

O evento é gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos, no Anfiteatro do Grupo Penha. O projeto nasceu em 2000 e já passou por mais de 15 cidades. A iniciativa foi idealizada por Módolo, em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui