A chuva incessante que começou no fim de semana do Natal e deve avançar até a virada do ano já colocou Itapira em atenção.
A classificação foi alcançada na últimaa terça-feira (27) em razão do grande volume da precipitação pluviométrica que chegou a acumular 107 mm (milímetros) em um período de 72 horas.
Já entre o final de terça e a manhã desta quarta-feira (28) foram mais 57 mm de chuvas, segundo a Defesa Civil, que segue monitorando os rios e córregos da cidade, além de áreas de risco conforme mapeamento da Operação Chuvas de Verão.
“Nossas equipes estão apurando e monitorando, a princípio ainda não houve situações de transbordamento, mas estamos acompanhando”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Ramos da Silva.
O nível do Ribeirão da Penha, rio responsável pelo abastecimento de água em Itapira, subiu bastante nas últimas horas. Além da chuva em Itapira, o curso d’água também sente os reflexos das chuvas na chamada ‘cabeceira’ do rio, na região de Serra Negra.
O trabalho de monitoramento da Defesa Civil segue com as equipes de prontidão até que as chuvas cessem e os níveis dos rios e córregos comecem a baixar. Para situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.