Chuva interrompe estiagem de 60 dias em Itapira

Estação meteorológica registrou 6,6 mm de chuva no município

Após um período de estiagem que superou dois meses, a chuva voltou a molhar o solo itapirense entre a noite desta terça-feira (15) e a madrugada desta quarta-feira (16) – ainda que em volume considerado baixo – 6,6 mm (milímetros), de acordo com registro da Estação Automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em operação no município.

A última chuva em quantidade semelhante em Itapira havia sido registrada no dia 13 de junho – quando o índice pluviométrico chegou também à casa dos 6 mm. Nos dias 1, 8 e 25 de junho também houve registros bem tímidos de chuva – que de tão baixos, variando entre 0,2 mm e 1,4 mm, nem mesmo chegaram a ser considerados no índice pluviométrico mensal do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Já durante todo o mês de junho, não foi registrada uma gota de chuva sequer em Itapira.

O quadro seco avançou na primeira quinzena de agosto e terminou com a chuva da última noite e madrugada, que já trouxe uma melhora significativa na qualidade do ar e proporcionou uma manhã mais amena. Relatos de leitores do Itapira News confirmaram a ocorrência de chuva, variando de garoa a força moderada, em bairros como Istor Luppi, Cubatão, Santa Marta, Penha do Rio do Peixe, Prados, Vila Izaura, Jardim Raquel, Santa Cruz e São Vicente, por exemplo. Ainda de acordo com o INMET, por volta das 8h00 desta quarta-feira a Umidade Relativa do Ar girava entre 75% e 95%. A previsão aponta para a possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia e também à noite. A meteorologia não prevê chuva entre quinta e sábado, mas fala em tempo encoberto e com chuvisco no domingo (20).