Chuva chegou em momento necessário em Itapira para cessar queimadas (ItapiraNews)

A chuva que começou na madrugada desta quarta-feira (28) chegou em um momento extremamente necessário ao município e também à região.

A mudança do clima contribui para cessar, ao menos por enquanto, o ciclo de queimadas de grande porte que nos últimos dias devastaram grandes áreas, destruindo fragmentos de mata nativa e ameaçando seriamente a fauna e a flora.

Os dois últimos dias – segunda e terça-feira – foram marcados por verdadeiras tragédias ambientais que também aumentaram os riscos de danos à saúde humana.

Incêndios de proporções assustadoras atingiram vegetações, pastagens e canaviais em diversas partes da cidade. Potencializadas pelo tempo extremamente seco, típico da estiagem, as chamas avançaram rapidamente e com muita força.

Queimadas deram muito trabalho às equipes nos últimos dias (Itapira News)

As ocorrências praticamente minaram as forças de equipes de combate que se desdobraram para tentar dar conta de tantos focos simultâneos, mobilizando agentes da Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Brigada de Incêndio da Prefeitura e de empresas privadas e de órgãos como a Intervias, por exemplo.

A chuva já era esperada com a chegada de uma nova onda de frio prevista pelos meteorologistas. A tendência é que a umidade relativa do ar permaneça elevada nos próximos dias, quando os termômetros também devem se manter com mínimas abaixo dos 10ºC, inclusive com previsão de geada.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui