Publicidade - Anuncie aqui também!
Chuvarada superou marcas dos últimos anos em fevereiro
Chuvarada superou marcas dos últimos anos em fevereiro
Publicidade - Anuncie aqui

O volume acumulado de chuvas neste mês de fevereiro já supera a marca dos últimos cinco anos no período.

Até sexta-feira (20), a estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em operação na região da Usina Nossa Senhora Aparecida já havia registrado 208,1 mm (milímetros) de chuva.

A última vez que o município superou esse saldo de chuvas em todo o mês de fevereiro foi em 2009, com 208,3 mm, segundo o Índice Pluviométrico do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). No sábado (21), algumas regiões da cidade também registraram chuvas no final da tarde, mas o índice não foi auferido pela estação do Inmet, o que aponta para pancadas de chuvas localizadas.

O número atual é quase o mesmo registrado pelo pluviômetro do Saae, de 210,1 mm no período. A diferença é considerada normal, uma vez que as precipitações ocorrem com diferentes intensidades em cada região da cidade.

O acumulado de chuvas neste mês também já superou em 15,3% o total de chuvas dos dois primeiros meses do ano passado – que foi de 180,5 mm, ainda segundo dados do Inmet. Em janeiro deste ano, o Saae contabilizou 83,7 mm. A precipitação pluviométrica no município foi mais intensa na última semana. Até terça-feira, a cidade contabilizava 108,9 mm de chuva. As pancadas de chuvas de quarta-feira e de quinta-feira, dias 18 e 19, representaram um acréscimo de 99,2 mm, atingindo os 208,1 acumulados no mês.

O grande volume de chuvas dos últimos dias fez o nível do Ribeirão da Penha subir consideravelmente. Na noite de quarta-feira, o curso d’água responsável pelo abastecimento da cidade atingiu 1,95 metro, segundo a Defesa Civil local. Até a manhã de sábado (21) o nível continuava alto. Imagens registradas pela reportagem do Itapira News mostram a força da correnteza na altura da captação de água do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), às margens da Avenida dos Italianos. Assista aqui.

Publicidade - Anuncie aqui