As recentes e fortes chuvas ocorridas em Itapira novamente colocaram o muninício em estado de atenção, conforme preconizado pelos parâmetros da chamada Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil.
Segundo o órgão, nas últimas 72 horas o município atingiu o índice acumulado de 113,8 mm (milímetros) de chuvas. A classificação desencadeia ações de vistorias preventivas em áreas de risco e em locais solicitados pela população.
Para que a cidade entre no estado de atenção, basta que chova 80 mm em um espaço de 72 horas. No final de dezembro, Itapira também entrou na mesma classificação por causa do alto índice de chuvas registrado na última semana do ano.
Na tarde da última segunda-feira (9), um forte temporal gerou alagamentos em diversos bairros da cidade, com ruas e residências sendo inundadas pela água de córregos que transbordaram ou mesmo pela água que retornou das galerias.
As equipes da Defesa Civil seguem monitorando os rios e córregos, bem como encostas e outros pontos da cidade que podem apresentar problemas relacionados à chuva. Por enquanto, felizmente nenhuma ocorrência mais grave foi registrada.