Componentes da Talagadá foram a Cananeia para uma pesquisa aprofundada sobre o tema (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A Cia. Talagadá programou para este mês a estreia de uma nova produção artística. O espetáculo infantil ‘Dentro D’água’ tem a primeira sessão oficial marcada para sexta-feira (15), às 20h00, no Projeto Garagem Arte e Cultura.

O teatro de bonecos possui duração de 45 minutos e classificação livre. No sábado (16) e domingo (17) são mais duas exibições diárias, às 16h00 e 20h00.

Sempre com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, limitados a 40 lugares.

Também na sexta, a direção da Talagadá confirmou duas apresentações fechadas para os assistidos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapira, pela manhã e à tarde.

O projeto foi agraciado pelo ProAC Editais ainda em 2022. A produção ‘Dentro D’água’ é classificada como uma grande imersão sensorial. ‘Diferentes materialidades, que realmente contribuem para a poluição do meio ambiente, se tornam matéria-prima para a construção de uma poesia dramática-visual, que tem como disparador criativo o universo das águas’, destaca o material de divulgação do teatro de formas animadas.

Formas, cores, texturas, sons e movimentos são explorados de maneira a proporcionar uma experiência lúdica para as crianças e, claro, aos adultos. Os atores manipuladores dos bonecos são Danilo Lopes e João Bozzi e Valner Cintra assina a direção e dramaturgia.

A trilha sonora original foi concebida por Luis Giovelli, que teve a assessoria musical de Paulo Salmaci.

Lixo retirado da praia ganhou materialidade no espetáulo (Divulgação)

No início do processo que culminou neste novo trabalho, os integrantes da Talagadá estiveram em Cananeia, litoral de São Paulo, para uma pesquisa aprofundada sobre o tema no IPeC (Instituto de Pesquisas Cananeia). Inclusive participaram, ao lado do Projeto Boto Cinza, de um dia de coleta do lixo depositado na praia.

“Todo esse lixo retirado da praia, trazido pelo mar, se transformou no material que utilizamos para a construção dos bonecos, da cenografia e tudo que faz parte do espetáculo”, explica Danilo Lopes.

  • CAMINHADA

Os atores começaram a trabalhar no projeto em janeiro do ano passado, quando foi firmada a parceria com o IPeC para entender melhor sobre o assunto abordado. Uma novidade é que pela primeira vez a Cia. Talagadá concebe uma produção voltada à primeira infância.

“Temos ‘Monstro e Cia’, que é um espetáculo infanto-juvenil. ‘Dentro D’água’ é uma produção muito sensorial. Trabalha com a sonoridade, cores e cheiro, por exemplo. Queremos criar uma atmosfera para instigar a criança dentro dessa percepção. A dramaturgia toda vai nesse sentido, trabalhando com os estímulos”, completa Lopes.

Depois da estreia em Itapira, a peça vai rodar por quatro cidades do litoral paulista – Caraguatatuba, Santos, Cananeia e São Sebastião. Nelas serão oferecidas oficinais para as comunidades ribeirinhas.

O Garagem Arte e Cultura fica à Rua 7 de Setembro, 162, na área central de Itapira.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui