Eric Matheus encada desafio no sábado (Divulgação/Arquivo Pessoal)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O ciclista itapirense Eric Matheus Martins Santos, 23 anos, decidiu lançar um desafio esportivo com finalidade solidária.

Neste sábado, dia 5 de outubro, ele vai pedalar na Praça Bernardino de Campos em troca de doações de brinquedos, que depois serão distribuídos para crianças carentes no dia 12 de outubro – Dia das Crianças.

Na prática, vai funcionar assim: às 9h00 o ciclista iniciará a pedalada em um simulador. A ideia é que ele mantenha a atividade ao menos até 15h00, totalizando seis horas ininterruptas sobre a bicicleta.

“Porém, se conseguir um bom número de brinquedos, posso até mesmo entender esse tempo”, diz Santos. A ideia é inspirada em uma ação semelhante desencadeada por um atleta de Belo Horizonte (MG), conhecido por Tiago Drews.

“Ele é um ícone em nosso esporte, dono de muito carisma e alto astral. Todo ano, em outubro, ele pedala das 6h00 às 18h00 em troca de brinquedos para crianças carentes. Resolvi fazer o mesmo”, conta o ciclista.

Eric Matheus encada desafio no sábado (Divulgação/Arquivo Pessoal)

De acordo com ele, a primeira tentativa já aconteceu ano passado, durante um evento no Parque Juca Mulato.

“Como poucas pessoas sabiam do que se tratava, não tive muita adesão. Mas isso só me incentivou ainda mais a repetir o desafio e tenho fé que vou conseguir muito mais agora”. A ação na Praça Bernardino de Campos conta com o apoio da AIC (Associação Itapirense de Ciclistas).

  • MOTIVAÇÃO

Motivação, aliás, não falta ao ciclista itapirense. Marceneiro de profissão, ele também se desdobra como garçom aos fins de semana. E há quase três anos mantém a paixão pelo ciclismo como atleta amador na modalidade de Mountain Bike.

“Participo de competições em nossa região praticamente todo mês, esse ano foi um total de 13 corridas, sendo 9 pódios. Trabalho durante o dia e realizo meus treinos à noite ou, às vezes, de madrugada, pois entro às 7h00 no trabalho”, revela. Para garantir melhores resultados, ele costuma intercalar as pedaladas com treino funcional.