Planejamento prevê mais ciclofaixas em outras regiões
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Extensão de faixas é dividida entre ciclovias e ciclofaixas
Extensão de faixas é dividida entre ciclovias e ciclofaixas

O Departamento de Trânsito de Itapira implantou novos trechos de ciclofaixa que, somados aos já existentes, passaram a interligar dois extremos da cidade.

As novas faixas exclusivas para bicicletas foram implantadas ao longo das ruas Ari Wilson Cremasco, Pedro Mandato e Eugênio Consorti, totalizando aproximadamente 1,5 km até a região do Della Rocha.

Os dispositivos se somam a outro trecho com mais 3,4 km de ciclofaixas e ciclovias que correm ao longo da Avenida dos Italianos, chegando à região dos Prados. A diferença entre ciclofaixa e ciclovia é que a primeira não possui barreira física que a separe da rua, como os canteiros existentes nos trechos de ciclovia na Italianos.

Ao todo são pouco mais de 3.250 metros de ciclofaixa e 1,6 quilômetro de ciclovia entre essas duas regiões. Outros 400 metros de ciclofaixa ainda serão implantados entre a Cirino Boretti e a Rua Luiz Antônio Destro, chegando até o Della Rocha III.

A faixa exclusiva é demarcada por sinalização horizontal e indicações por placas. Em alguns trechos entre o Jardim Soares e o Della Rocha, a sinalização ainda está sendo implantada.

O secretário de Defesa Social e diretor de Trânsito, Clayton Ribeiro, afirma que implantar ciclovias, hoje, representa promover intervenções mais agressivas ao meio ambiente. “Em algumas vias, como na Ari Wilson Cremasco, até temos espaço para construir ciclovias como as que existem em dois trechos da Avenida dos Italianos, mas a intenção é evitar essas construções mais drásticas próximas às áreas de preservação (como é o caso das margens do Ribeirão da Penha)”, disse.

Planejamento prevê mais ciclofaixas em outras regiões
Planejamento prevê mais ciclofaixas em outras regiões

Além disso, de acordo com Ribeiro, as ciclofaixas têm sido tendência não só em cidades da região, como Mogi Mirim, mas também em grandes centros. “É claro que no caso das ciclovias você evita o transtorno de ter que autuar motoristas que estacionam irregularmente nessas áreas, já que existe uma barreira, mas temos muitos locais com ciclofaixa, como em São Paulo, por exemplo, e os motoristas têm que respeitar, e aqui não pode ser diferente”, frisou.

De acordo com ele, o planejamento da Prefeitura prevê a implantação de ciclofaixas em outras vias, como nas avenidas João Ferrari e Getúlio Vargas, por exemplo. “Isso vai interligar o Della Rocha até o Hélio Nicolai”, destacou Ribeiro. Avenidas como Davi Moro Filho, na Santa Fé, e Paulo Lacerda Quartim Barbosa, no Parque Santa Bárbara, também devem receber a faixa exclusiva de bicicletas. No Istor Luppi, um trecho da Avenida Governador Mário Covas já conta com o dispositivo.

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