Sopas são ideais para enfrentar o clima mais frio (Divulgação)

Com a chegada das temperaturas mais baixas nesta semana, nada melhor do que uma sopa bem quente para aquecer as noites frias. Frias mesmo – nesta semana, Itapira registrou a temperatura mais baixa deste ano, com os termômetros baixando a 3,7ºC.

 

Além de ter um preparo prático e rápido, os caldos também podem ser muito nutritivos, já que garantem uma maior proporção de vitaminas e sais mineiras pelo organismo. Pensando nisso, o Itapira News reuniu cinco opções de receitas para curtir o clima gelado.

Antes do preparo, vale a pena conhecer os benefícios dos ingredientes utilizados nas receitas, para desse modo, verificar se as propriedades de cada um são suficientes para dar aquela revigorada ao organismo. Confira!

1. Caldo de Frango

reprodução

Ingredientes

3 unidades de carcaça de frango

2 unidades de cebola picadas

3 unidades de cenoura cortadas em pedaços

2 unidades de alho-poró (só as folhas)

4 talos de salsão (ou aipo) com as folhas

2 xícaras (chá) de massa de tomate

10 grãos de pimenta-do-reino

3 folhas de louro

3 ramos de tomilho

6 ramos de salsa (ou salsinha)

 sal a gosto

Modo de Preparo

Despeje as carcaças do frango em uma assadeira e por cima espalhe a cebola picada, a cenoura, o alho-poró e o salsão. Em seguida cubra com a massa de tomate e leve ao forno já quente e deixe assando até as cebolas ficarem caramelizadas, sempre mexendo vez ou outra. Com um tecido fino, tipo gaze, faça um buquê gami e coloque a pimenta, o louro, o tomilho e a salsinha e amarre com uma trouxa e reserve. Retire a assadeira do forno e despeje todos os ingredientes em uma panela. Cubra com água fria, adicione sal e o buquê gami. Deixe cozinhar por duas horas e retire vez ou outra a espuma formada na superfície do caldo. Coe com uma peneira e com uma colher esprema os legumes. Deixe esfriar e coloque na geladeira até a gordura solidificar na superfície. Em seguida retire a gordura e a sopa está pronta para ser degustada.

2. Caldo de Feijão

reprodução

Ingredientes

1 xícara de feijão jalo ou preto

4 xícaras (chá) de Água

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 unidades de cebola finamente picadas

3 dentes de alho amassados

sal a gosto

cebolinha-verde picada a gosto

pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela de pressão despeje o feijão com a água e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos após começar a pressão ou até o feijão estar macio.  Retire da panela, coe e reserve o caldo. Passe o feijão no processador e, em uma panela separada aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho. Na mesma panela despeje o feijão amassado e o caldo reservado, em seguida tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Salpique por cima a cebolinha picada.

3. Caldo Verde

reprodução

Ingredientes

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 dentes de alho picados

1 cebola pequena picada

8 batata sem casca picadas

2 litros de Água

1 linguiça portuguesa

10 folhas de couve-manteiga cortadas em tiras bem finas

sal a gosto

Modo de Preparo

Adicione em uma panela o azeite e doure levemente o alho com a cebola. Despeje a batata, a água e a linguiça inteira e deixe cozinhar até a batata ficar macia. Retire a linguiça e a separe. Em seguida retire a batata com os temperos e passe tudo por um espremedor e pela peneira. Volte tudo à panela com o caldo do cozimento e despeje a couve. Salgue e coloque a linguiça cortada em rodelas finas e, por fim, deixe cozinhar por mais 10 minutos com a panela destampada.

4. Sopa de Mandioquinha

reprodução

Ingredientes

500 g de mandioquinha sem casca

1 cebola pequena

1 colher (sobremesa) de margarina

2 cubos de caldo de legumes

1 litro de água

cebolinha

Modo de Preparo

Em uma panela de pressão cozinhe a mandioquinha por cerca de 15 minutos. Em panela à parte, refogue a cebola na margarina e despeje o caldo de legumes dissolvido na água. Deixe no fogo até ferver e em seguida bata no liquidificador junto com a mandioquinha. Adicione a mistura em uma panela e deixe no fogo baixo até engrossar. Use a cebolinha para decorar na hora de servir.

5. Sopa de Mandioca com Brócolis

reprodução

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 1/2 dente de alho amassado

1 cebola pequena ralada

4 pedaços médios de mandioca

1 brócolis americano pequeno, separado em buquês

2 colheres (sopa) de salsa picada

Água fervente

Sal, pimenta-rosa, linhaça triturada e gergelim preto a gosto

1 xícara (chá) de tofu em cubos.

Modo de Preparo

Em uma panela, despeje o aceite e refogue a cebola, a salsa, o alho, o brócolis e a mandioca. Cubra os ingredientes com água e deixe cozinhar al dente. Deixe esfriar e em seguida bata tudo no liquidificador. Salgue e aqueça novamente. Em uma frigideira, coloque o restante do azeite e grelhe o tofu. Sirva com o tofu e adicione à gosto, a pimenta, a linhaça e o gergelim.