Drive-in: proposta resgata exibições abertas em que os espectadores assistem filmes de dentro do carro (Rafael Bernardo/Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Drive-in: proposta resgata exibições abertas em que os espectadores assistem filmes de dentro do carro (Rafael Bernardo/Divulgação)
Drive-in: proposta resgata exibições abertas em que os espectadores assistem filmes de dentro do carro (Rafael Bernardo/Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

do Megaphone Cultural

O Cine Autorama, projeto que resgata o conceito de cinema drive-in – em que se assiste aos filmes de dentro do carro – confirmou duas sessões em Itapira. A iniciativa conta com patrocínio da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

Os filmes serão exibidos neste sábado e domingo, dias 6 e 7 de agosto, sempre com início às 19h30, na antiga Estação da Fepasa, região central do município. No primeiro dia, os espectadores assistirão a obra ‘Xingu’ – filme dirigido por Cao Hamburger e que tem Caio Blat, Maria Flor, Felipe Camargo e João Miguel no elenco.

Na segunda noite, o longa-metragem exibido será ‘Gonzaga – de Pai pra Filho’, que conta a história de Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha. Nos dois dias, antes do início dos filmes, haverá a exibição do curta-metragem ‘Até a China’, de Marcelo Marão. Durante os filmes, o áudio é distribuído diretamente nos rádios dos automóveis, via FM. Os espectadores que chegarem ao local antes do início das sessões também poderão ouvir, em seus veículos, a Rádio Autorama, com seleção de músicas especialmente pensada para levar os participantes ao clima dos drive-ins.

De acordo com a Brazucah, produtora responsável pela execução do projeto, cada sessão terá disponibilidade de 40 vagas. A capacidade foi definida a partir de visita técnica ao pátio da Fepasa. Para garantir a vaga, o interessado deve se inscrever pelo site wwww.cineautorama.com.br. Cada veículo tem direito a um ingresso, que pode ser emitido diretamente pelo site. A inclusão de Itapira na atual temporada do projeto itinerante partiu de indicação da própria CPFL, segundo informou a produtora, que depois disso manteve contato com a Prefeitura para viabilizar as exibições.

RESGATE

Muito popular no Brasil durante os anos 60 e 70, o cinema drive-in levava dezenas de pessoas a se reunirem em frente uma gigante tela para curtirem produções cinematográficas do conforto de seus automóveis. Com o passar dos anos, a maioria dos cinemas drive-in foi fechando e deixou apenas a lembrança saudosa. De acordo com a produtora, quem não conseguir reservar seu ingresso ainda poderá tentar comparecer no dia do evento, já que sempre é aberta uma lista de espera para preencher vagas remanescentes. Durante a exibição dos filmes, os veículos deverão permanecer com os faróis apagados. Caso haja qualquer problema ou necessidade de informação, basta ligar o pisca-alerta que um dos monitores do evento fará o atendimento ao veículo.

No ano passado, o Cine Autorama teve uma temporada exclusiva no Shopping Continental, em São Paulo, nos meses de setembro e outubro. Foram exibidos 16 filmes blockbusters, entre eles, ‘E.T’, ‘Caças Fantasmas’ e ‘Titanic’. O sucesso da iniciativa, segundo a Brazucah, foi absoluto: cerca de 1120 veículos passaram pelo cinema drive in. Para Itapira, a expectativa é de lotação máxima nos dois dias. A atual temporada do projeto faz parte do Circuito CPFL de Arte e Cultura e percorrerá, até setembro, 20 cidades do Interior do Estado. Em todos os municípios contemplados são dois dias seguidos de programação, sempre com dois filmes diferentes. Além do patrocínio da CPFL, a iniciativa ainda conta com apoio do Instituto CPFL, Sices Brasil, Associação Cultural Simbora e Curta Brasília.