Conceição Pavezi como porta-bandeira da 9 de Julho: amor pelo Carnaval (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

Um dos principais nomes dos áureos tempos do Carnaval itapirense, Conceição Pavezi Dantas, 85, será homenageada na sexta edição do Circuito de Blocos de Itapira. O desfile está marcado para dia 10 de fevereiro, sábado, às 16h00.

Conceição foi a primeira mulher casada a se apresentar na ‘Avenida do Samba’ do município. A trajetória da carnavalesca começou pela escola Unidos da 9 de Julho, que tinha como diretor o saudoso Adilson Ravetta, e registrou passagens ainda por outras agremiações.

“O nome dela foi escolhido justamente por essa importância que tem na história do nosso Carnaval. Além disso, será uma honra tê-la conosco durante o circuito”, enalteceu o secretário municipal de Cultura e Turismo, César Lupinacci.

Nascida no Mato Grosso em 24 de outubro de 1938, Conceição veio para Itapira com apenas dois meses de idade e aqui foi batizada e registrada. Passou a infância e adolescência na cidade e depois se mudou para a capital paulista, onde cursou o ensino superior.

Ao retornar ao município, em meados da década de 70, trouxe na bagagem para o interior a experiência vivida no Carnaval paulistano e logo iniciou a trajetória na 9 de Julho. Ao longo dos anos seguintes também integrou as diretorias de quase todas as escolas de samba de Itapira.

Conceição como porta-bandeira: passagem por várias escolas de samba (Arquivo Pessoal/Divulgação)

Conceição foi a primeira mulher casada a desfilar e usou as referências assimiladas em São Paulo para incrementar a Ala das Baianas e a Comissão de Frente das agremiações por onde passou, sem contar que se apresentou como porta-bandeira em inúmeras oportunidades. Além de trabalhar na organização, ainda confeccionava fantasias e escrevia sambas-enredo.

  • DESFILE

A sexta edição do Circuito de Blocos ‘Zezo Marconi’ acontece no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro. A concentração dos foliões ocorre às 14h30, na área do estacionamento do Campus Central do Uniesi (Centro universitário de Itapira), na Avenida Rio Branco.

A saída está prevista para 16h00, em direção ao Parque Juca Mulato, passando pelas ruas João de Moraes e Ribeiro de Barros e Avenida dos Biris.

A participação é gratuita e a elaboração de camisetas personalizadas e abadás fica sob responsabilidade dos blocos. As inscrições prosseguem até dia 7 de fevereiro. Além de Conceição Pavezi, já foram homenageados no circuito Zezo Marconi – patrono do evento carnavalesco -, Henricão, Adilson Ravetta, Dida Ricciluca, Zé Candoia e os irmãos Natal, Ypê e Reinaldo Pierossi.

Conceição Pavezi: amor incondicional ao Carnaval (Arquivo Pessoal/Divulgação)
Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui