Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui
via Megaphone Cultural
Evento acontece simultaneamente em diversas cidades (Divulgação)

O Circuito Sesc de Artes volta a inundar com muita arte e cultura a Praça Bernardino de Campos, na região central de Itapira, nesta sexta-feira (28). As atrações, que são gratuitas e abertas ao público, serão apresentadas entre 16h00 e 21h30.

O programa desenvolvido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) tem por objetivo interferir no cotidiano das pessoas, ao ocupar espaços públicos – geralmente praças – com muita arte e cultura. O cronograma tem como destaques shows musicais, espetáculos de circo e dança, peças teatrais, atividades literárias, sessões de cinema, oficinas de artes visuais e outras linguagens.

Cidades vizinhas, como Mogi Mirim e Mogi Guaçu, também recebem os roteiros do projeto. A programação gratuita é livre para todos os públicos. O grupo Trovadores do Miocárdio, por exemplo, apresentará a performance literária conhecida como spoken poetry, em que declamam crônicas e poemas em um encontro entre poesia e música.

Destaque também para o grupo sergipano de teatro Imbuaça, com o espetáculo ‘A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel’, no qual conto, canto e dança se fundem ao narrar a vida e obra do autor paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), um dos criadores da literatura de cordel. O público também poderá conferir a Batalha de MC’s, que traz Bárbara Sweet, Stefanie MC, MC Kamau, MC Somba e mediação do DJ Erick Jay, residente do programa ‘Manos e Minas’, da TV Cultura. O Gabinete de Curiosidades e Habilidades, que participa pelo segundo ano consecutivo com nova programação, leva aos espaços públicos a moda dos traveling shows, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias.

Serão exibidos filmes mudos em curta metragem dirigidos e protagonizados por Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos, e ainda oficinas de Flâmula de Tecido e Estêncil: Molde Vazado Para Estamparia, além de um acervo de livros para atividades coletivas de leitura e mediação. Neste ano a programação do Circuito Sesc terá 14 roteiros, que abrangerão 118 cidades entre 28 de abril e 14 de maio. Ao todo serão 882 apresentações, que reunirão 529 artistas, 80 trabalhos exibidos ao público em aproximadamente 700 horas de programação.

PROGRAMAÇÃO  DO CIRCUITO SESC DE ARTES 2017 EM ITAPIRA

Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Programação inspirada pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.

ARTES VISUAIS – Flâmula de Tecido – Ada Rovai (SP) – Da combinação de diferentes técnicas das artes manuais surgirá uma pequena bandeira, isto é, uma flâmula. Os participantes criarão seu próprio lema e o desenho que vai decorar sua flâmula. Para isso recorrem ao desenho à mão livre, ao estêncil aplicado sobre o algodão da bandeira e à sua criatividade.

CINEMA – Curta(s) Chaplin – Exibição de curtas-metragens do ator e cineasta inglês Charlie Chaplin.

LITERATURA – Palavra + Imagem – Grupo A Cor Ação Cultural (SP) – Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.

CIRCO – Circo no Beco – Coletivo Circo no Beco (SP) – Malabaristas apresentam ao público sua técnica circense nesta vivência em que o público interage diretamente com os artistas e pode aprender a manusear alguns equipamentos básicos de circo, como claves e bolas de malabarismo.

TEATRO – A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel – Grupo Imbuaça (SE) – A trupe sergipana percorre a vida de um dos criadores da literatura de cordel, o paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918). A encenação apresenta sua trajetória, contexto e legado, e o protagonista encontra os personagens que figuram em sua vasta obra em um espetáculo de conto, canto e dança.

MÚSICA – Batalha de MC´S (SP/MG) – Mediada pelo DJ Erick Jay, a disputa reúne quatro MCs. Vencedor de importantes prêmios internacionais em 2016: Bárbara Sweet, conhecida de batalhas em São Paulo e Belo Horizonte e integrante do coletivo #MinaNoMic; Stefanie MC, que já dividiu palco com Mano Brown, Negra Li, Vanessa Jackson e Flora Matos; o rapper, beatmaker e skatista MC Kamau, que fez parcerias com Thaíde, SP Funk e com o Dj KL Jay; e MC Sombra, que ingressou da cena hip hop nos anos 90, quando juntou-se ao SNJ, e enveredeou pela carreira solo em 2008.

DJ Erick Jay (SP) – O primeiro DJ da América Latina a conquista um título internacional em dois campeonatos no mesmo ano, o IDA World, e o DMC World. Trabalhou com alguns grupos de Rap como: Pregador Luo, Dexter, Xis, atualmente trabalha com o rapper Kamau além de ser residente do programa Manos e Minas, TV Cultura.

LITERATURA – Trovadores do Miocárdio (SP/RJ) – Fausto Fawcett, Mário Bortolotto, Eduardo Beu, Junio Barreto, Pélico, Rodrigo Carneiro e Carolina Meinerz. As paixões não correspondidas, as fugas melodramáticas e os colapsos passionais são alguns dos temas que inspiram esta performance literária. Os artistas declamam crônicas e poemas, promovendo um encontro de poesia e música conhecido como spoken poetry.