Quarteto faz espetáculo gratuito nesta quarta-feira em Itapira (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

Depois do recesso no mês de julho, o projeto ‘Clássicos em Cena’ retoma a sequência mensal de espetáculos de música instrumental nesta quarta-feira (28).

Quem ocupa o palco do anfiteatro do Grupo Penha, a partir das 19h00, é o grupo Bálkân Neo Ensemble, com o melhor da música folclórica tradicional do Leste Europeu.

O quarteto é formado pelo búlgaro Martin Borislavov Lazarov (oboé, corne inglês, tambura, voz, piano e arranjos), Emilio Martins (percussão étnica), Ricardo ‘Zohyo’ Silva (baixo acústico, tambura, buzuki e bandolim) e Manú Falleiros (flauta, duduk, sax soprano/alto).

O repertório é focado nas canções tradicionais dos Bálcãs, com destaque para a rica e complexa música búlgara. Além da Bulgária, o grupo traz obras de outros países, como Albânia, Bósnia, Grécia, Romênia, Montenegro, Macedônia, Turquia, Sérvia e Hungria, bem como a música cigana.

O Bálkân Neo Ensemble foi fundado por Martin Borislavov Lazarov, grande conhecedor da música dos Bálcãs, que encontrou músicos brasileiros fascinados pelos ritmos. Iniciado como um grupo de estudo, a missão é experimentar e criar uma fusão entre a música dos Bálcãs, música cigana, música instrumental brasileira e até a música contemporânea.

O quarteto se dedica à pesquisa do folclore do Leste Europeu, com especial ênfase nas canções da Península Balcânica, especialmente da Bulgária. As apresentações do ‘Clássicos em Cena’ contam com os comentários do maestro Parcival Módolo.

Idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, a concepção do projeto tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral.

Em Itapira conta com patrocínio do Grupo Penha, por meio da da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O anfiteatro fica à Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui