O projeto Clássicos em Cena confirmou a presença do renomado grupo Sopros de Antanho na edição do dia 28 de junho da atual temporada em Itapira.
O evento, gratuito e aberto ao público, começa às 19h00 no Anfiteatro do Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete. Como de costume, o concerto terá comentários do maestro Parcival Módolo.
O grupo Sopros de Antanho é composto por músicos e pesquisadores oriundos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): Paulo Ronqui (Trompetes e Flugel-horn), André Freitas (Flautas doce e crumhorns), Robson de Nadai (Trombone Tenor e Flauta doce), Fransoel Decarli (Trombone baixo), Paulo Dalgalarrongo (Clarone), Jefferson Anastácio (Trompete) e o percussionista Peter Groenendijk.
Uma característica marcante do grupo é a mescla de timbres, combinando instrumentos renascentistas e barrocos com metais modernos. Essa sonoridade de instrumentos de sopro de diferentes épocas, aliada a escolha cuidadosa do repertório, com interpretação de obras que combinam esses instrumentos, garantem ao público um concerto inesquecível.
O Clássicos em Cena foi criado em 2000 com objetivo de criar oportunidades para o público em geral se aproximar da música clássica e instrumental, de forma acessível. O formato nasceu a partir da parceria maestro Parcival com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura.
Desde então, o projeto já percorreu mais de 15 cidades, levando cultura e arte a diferentes comunidades. A temporada 2023 do Clássicos em Cena em Itapira tem patrocínio do Grupo Penha através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.