publicidade - anuncie aqui
A cerimônia de formatura dos 26 novos integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) foi marcada por um clima de emoção e, claro, muita alegria tanto por parte dos formandos quanto de seus familiares e amigos.
O ato solene aconteceu no final da tarde da última sexta-feira (16) no Ginásio de Esportes ‘Santo Breda Sobrinho’, no Centro de Lazer ‘Hideraldo Luiz Bellini’, onde também fica a sede da corporação municipal, e contou com a presença do prefeito Toninho Bellini (PSD) e do vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB), entre outras autoridades políticas, civis e militares.
O início do evento às 18h30 foi estrategicamente definido para permitir a presença das famílias dos recrutas que ao longo dos últimos quatro meses passaram pelo intenso curso de formação com 800 horas de atividades práticas e teóricas.
Com a incorporação dos novos agentes, o efetivo da GCM chega a 110 componentes – o maior desde sua fundação há quase 27 anos. A solenidade começou com a receptação e apresentação oficial dos novos guardas ao som marcial da Banda Sinfônica Lira Itapirense.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro ocorreu o juramento, momento em que os novos agentes se comprometeram a cumprir a determinações do cargo e desempenhar suas missões profissionais dentro dos parâmetros da ética, da justiça e da legalidade.
Os momentos de maior emoção afloraram durante a entrega das coberturas – os bonés que integram o conjunto de fardamento dos guardas – feitos pelos padrinhos e madrinhas que, na maior parte dos casos, foram pais, mãos, esposas ou filhos dos formandos.
Em seguida os guardas receberam os certificados, entregues por autoridades públicas presentes no evento, como o promotor de Justiça André Luiz Brandão, que destacou a importância do novo reforço.
“O aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal somado ao trabalho conjunto com as demais forças públicas como a Polícia Militar e a Polícia Civil, é fundamental para reforçar a segurança pública e os resultados já são bastante visíveis em Itapira”, comentou.
Brandão lembrou que, apesar de não mais atuar como promotor em Itapira, e sim em outra cidade da região, ele segue residindo no município e fez questão de marcar presença na formatura, assim como fez na formatura anterior, em 2022.
“Desde que cheguei em Itapira eu convivo com a GCM, que é uma de minhas muitas casas, assim como a sede da Polícia Militar e a Delegacia de Polícia. Tenho imenso carinho e respeito pela corporação e esse pessoal novo chega com muita energia para iniciar o trabalho, e todos muito bem orientados após um curso inicial muito intenso e importante”, frisou.
Dr. Brandão também marcou presença no evento (Paulo Bellini/ItapiraNews)
O delegado titular de Itapira, Anderson Cassimiro de Lima, não conseguiu participar da solenidade em razão de outros compromissos, mas também comentou a chegada dos novos integrantes à GCM.
“Mais do que nunca a gente entende que a Guarda Civil Municipal é, e fato e de direito, uma polícia municipal, com todos os direitos e todas as obrigações. Essa turma nova que vem chegando aí para somar com os demais colegas ainda novos e o pessoal mais antigo cheio de experiência vem para fortalecer em números e em qualidade o policiamento na nossa cidade”, disse.
O delegado também elogiou o curso de formação que, de acordo com ele, garantiu todas as condições para que os novos guardas possam ir às ruas para atuar na promoção da segurança pública e no combate à criminalidade.
“Os formandos são muito bem-vindos e podem contar com a Polícia Civil. Somos mais do que parceiros, somos companheiros de fato, assim como também da Polícia Militar, em prol de uma cidade mais segura e mais tranquila para todos”, concluiu.
Cerimônia reuniu autoridades em recepção aos novos integrantes da GCM (Paulo Bellini/ItapiraNews)
  • HOMENAGENS
A comandante da GCM, Patrícia Zacariotto; o subcomandante Luis Carlos Palandi Filho e o secretário municipal de Defesa Social, Sandro César Oliveira de Almeida também fizeram a entrega de um mimo aos três primeiros colocados no curso como símbolo de reconhecimento e estímulo.
Os mimos foram entregues ao GCM Jean Carlos de Campos, que anotou 67,15 pontos dos 70 possíveis; ao GCM Jonathan Antônio da Silva, com 66,35 pontos e ao GCM Marcos Rodrigo Alves Spínola, com 66,20.
A cerimônia contou ainda com a entrega de certificado aos instrutores do curso de formação, entregue pelo chefe da turma 2023/2024 da corporação, CGM Alexandre Fernandes dos Reis.
Douglas Pavinato fez discurso em nome dos formandos (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Após a execução do Hino de Itapira, o GCM Douglas Pavinato fez um discurso em nome de todos os formandos, destacando que o momento representava a realização de um sonho de cada um dos novos guardas.
“Hoje é um dia muito especial que ficará gravado para sempre em nossos corações. E hoje realizamos um sonho, talvez o mais desafiador de nossas vidas. Ontem era o medo, mas também o desejo de tornar um sonho em realidade, mas hoje estamos aqui, confiantes de que faremos a diferença para a população itapirense”, disse.
A comandante da GCM também foi surpreendida com uma homenagem e a entrega de flores durante a cerimônia. “Meu sentimento é de muita gratidão, e uma sensação de dever cumprido. Estou muito grata por estar à frente de uma corporação tão dedicada. E tive a oportunidade de conhecer um a um desses novos guardas e vi que realmente vieram com o objetivo de somar na GCM”, disse.
Ela também fez questão de agradecer toda a tropa da GCM e também ao prefeito e ao secretário de Defesa Social. “E estou muito grata pela equipe que tenho, pois nunca fazemos nada sozinhos. Felizmente o prefeito e o secretário confiam bastante em mim e as coisas boas só acontecem quando temos suporte e oportunidades”, finalizou Patrícia.
Comandante Patrícia também ganhou homenagem surpresa (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui