Sheila Domingues está à frente da nova etapa da campanha (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Sempre preocupada com a segurança e o bem estar dos animais de estimação e de seus tutores, a Clínica Xodó lançou a segunda edição da campanha de conscientização sobre o transporte seguro dos pets em veículos automotores.

A campanha criada em junho do ano passado foi muito elogiada pelos clientes do estabelecimento veterinário, ganhando a adesão de muitas pessoas da cidade e também da região.

A iniciativa foca em orientações para que os pets, especialmente cães e gatos, não sejam expostos a riscos que podem ser facilmente evitados com a adoção de medidas simples durante o trajeto.

Para reforçar a conscientização, um novo lote de adesivos alusivos à campanha foi confeccionado para distribuição gratuita a qualquer pessoas que passar pela Clínica Xodó, que fica na fica na Rua 13 de Maio, 547.

Caixa de transporte e cintos de segurança são boas opções (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“A ideia é conscientizar sobre o uso do cinto de segurança e/ou sobre o uso da caixa de transporte nos veículos. Temos muitos relatos de clientes sobre como os cães ficam agitados dentro dos carros e acabam tirando a atenção de quem está dirigindo. Há casos também em que saem correndo assim que a porta é aberta e por pouco não são atropelados”, comenta Sheila Domingues, sócia-proprietária da Clínica Xodó e idealizadora da campanha.

O estabelecimento tem à disposição dos clientes os cintos de segurança em diversos tamanhos, bem como as caixas de transportes. Os adesivos podem ser retirados gratuitamente na clínica e servem para alertar outros motoristas sobre a presença de animais no carro.

Cilmara aprova campanha e orientações (Divulgação)

“A campanha do transporte com segurança veio para mudar a vida de quem precisa transportar seu xodozinho nos automóveis”, comenta uma das clientes da Clínica Xodó, Cilmara Maniezzo.

“Sempre que ia passear com a Nina era um problema, pois ela ficava de um lado para o outro no carro, muitas das vezes até tirando até minha. Foi aí que cheguei na Clinica Xodó e fiquei sabendo da campanha do Pet a Bordo. Recebi toda orientação e aderi ao uso do cinto de segurança para pet. Agora, meus passeios com a Nina são seguros e cheio de amor graças a essa campanha”, destaca.

  • SEGURANÇA

De acordo com Sheila Domingues, a campanha tem cunho educativo, já que muitas pessoas acabam não cumprindo as regras apenas por desconhecimento. Ela lembra ainda que a legislação vigente prevê sanções para quem não segue as normas específicas sobre o transporte de animais de estimação nos carros.

Além disso, os infratores também colocam em risco a própria vida e a de terceiros ao transportar os pets em seus veículos sem adotar as práticas corretas. “No caso do transporte de gatos, por exemplo, a caixinha é a melhor recomendação, uma vez que os felinos são mais ariscos e quando se assustam podem fugir para locais mais altos como muros e árvores, ficando assim mais difícil de resgatá-los do que se um cachorro se assustasse e fugisse para a rua”, comenta.

Algumas medidas práticas também podem ser adotadas para evitar acidentes – uma das principais é manter os vidros fechados ou somente com frestas abertas quando um animal estiver sendo transportado em seu interior, já que eles podem pular ou mesmo cair ao tentar colocar a cabeça ou parte do corpo para fora.

A distribuição dos adesivos ocorre enquanto durar o estoque. “É como o adesivo de bebê a bordo, funciona para indicar que o veículo pode em algum momento do dia estar transportando um animal, sinalizando assim aos outros motoristas para que possam manter uma distância segura”, conclui Sheila.

Mais detalhes sobre as atividades da Clínica Xodó podem ser obtidas pelo telefone (19) 3843-6639, pela página oficial no Facebook ou no perfil do Instagram.